Férias em autocaravana: guia para principiantes

22/07/2023

O negócio das autocaravanas quase triplicou em Portugal e as maiores plataformas do setor estimam que, em 2023, possamos assistir a um aumento de 30% no aluguer deste tipo de veículos.

Para todos os que estão a descobrir agora as virtudes deste meio alternativo para férias na estrada, a Euromaster, rede de oficinas especializada em manutenção integral de veículos, preparou um guia completo com os oito elementos-chave para garantir que a experiência decorre sem percalços.

1 – A pressão e o estado dos pneus são um dos principais elementos a verificar. É essencial apurar o seu estado e desgaste – se o piso do pneu estiver muito gasto ou rachado, este deve ser substituído imediatamente.

2 – É também aconselhável ligar o veículo e deslocá-lo para a frente e para trás durante alguns metros em intervalos regulares. Isto ajudará o pneu a recuperar a sua forma e a pressão será aplicada num ponto diferente, uma vez que sofre mais com o peso do veículo.

A Euromaster recomenda igualmente a utilização de nitrogénio ao encher os pneus para manter a pressão mais estável, uma vez que é mais resistente às mudanças de temperatura. Desta forma, favorece um melhor desempenho dos pneus, uma maior estabilidade e um menor consumo de combustível.

3 – É essencial verificar o nível do óleo, para evitar o desgaste devido à fricção dos vários componentes do motor. Ao mesmo tempo, é essencial verificar o líquido de arrefecimento, especialmente no verão, quando são atingidas temperaturas muito elevadas, uma vez que este absorve o calor do motor.

4 – É igualmente importante verificar o funcionamento das luzes, um elemento que proporciona ao condutor a capacidade de ver e ser visto, especialmente em condições de baixa visibilidade.

5 – A verificação do sistema de travagem é também muito importante. Assim, se não se ouvirem sons estranhos quando o pedal do travão é pressionado e se não ocorrer nenhum comportamento anormal, este é um bom indicador. Recomenda-se igualmente a verificação visual (com uma lanterna, se necessário) das pastilhas e dos discos dos travões.

6 – Estes veículos exercem uma maior pressão sobre o sistema elétrico e sobre as baterias, tanto principais como auxiliares, pelo que é aconselhável controlar o sistema de carga. Uma manutenção incorreta ou uma sobrecarga podem conduzir a uma descarga parcial ou total, esgotando assim a sua vida útil muito antes do previsto. Isto pode originar uma deficiente utilização dos aparelhos eletrónicos ou do sistema de aquecimento. Além disso, se forem utilizados painéis solares, é aconselhável mantê-los limpos para não condicionar o seu funcionamento.

7 – A verificação do estado, e da própria água, do limpa-para-brisas não é um aspeto de menor importância. Em movimento, o para-brisas dianteiro acumula insetos, pó e sujidade, fatores que reduzem a visibilidade do condutor.

8 – Atenção aos filtros. O filtro de habitáculo, também conhecido como filtro de pólen, pode introduzir sujidade no interior, tornando o sistema menos eficiente e criando um ambiente difícil para o condutor e os passageiros. O mesmo se aplica ao filtro de ar do motor. Se ficar saturado, o desempenho do motor será comprometido, levando a um maior consumo de combustível e até a avarias dispendiosas.

Fonte: Euromaster