Conduzir em Lisboa vai obrigar a maior atenção ao velocímetro, já que a Assembleia Municipal votou a favor de reduzir em 10 km/h a velocidade máxima dentro das diversas vias da capital, eliminando também o trânsito de veículos automóveis na Avenida da Liberdade aos domingos e feriados.

A proposta prevê uma redução da velocidade máxima permitida nas vias da capital e a proibição da circulação automóvel naquele que é um dos principais eixos rodoviários de Lisboa aos domingos e feriados, tendo passado com oito votos a favor (cinco do PS, um do Livre, um do Bloco de Esquerda e o derradeiro da independente Paula Marques) face aos sete contra (todos do PSD), enquanto os dois vereadores do PCP optaram pela abstenção.

Assim, foi definido que os condutores terão de reduzir em 10 km/h a velocidade máxima de circulação permitida para 30 km/h nas vias de 3º, 4º e 5º nível, para 40 km/h nas vias de 2º nível e para 70 km/h nas vias de 1º nível.

Outra das medidas ambicionadas é a de promover a utilização dos transportes públicos e a escolha por meios de deslocação mais sustentáveis, como as bicicletas, razão pela qual está em cima da mesa a ampliação da rede ciclável.