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É mesmo preciso montar pneus de inverno no carro?

Os pneus de inverno tem uma maior quantidade de borracha natural, que ajuda a reter um maior nível de elasticidade com temperaturas baixas. Esta elasticidade permite-lhe aderir melhor ao asfalto quando está frio, com um funcionamento melhor que os pneus de verão a temperaturas abaixo dos 7 graus.
Os pneus de inverno têm um rasgo mais profundo, de 8 mm contra 4 mm dos pneus de verão, que providenciam uma cavidade para para dispersar neve. Quanto mais compactada no interior, mais aumenta a aderência, um auxílio importante no gelo. Pequenos rasgos horizontais no piso ajudam a dispersar a água, reduzindo o risco de derrapagem.
Se não consegue notar pelo perfil dos pneus de são de verão ou de inverno, procure por um símbolo de cristal de gelo sobre uma montanha, na parede do pneu. Isto indica que o pneu é apropriado para condições de piso molhado ou gelo, e que são mais eficientes com tempo frio.

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Agora que estamos no inverno, será que vale a pena trocar os pneus? Não estamos a falar de trocar pneus gastos por novos, mas sim se vale a pena tirar pneus apropriados para andar no verão por outros preparados para andar em inverno. A maior parte dos pneus está preparado para ser mais eficiente no verão, com um piso duro e baixa profundidade dos rasgos. Mas o inverno tem condições meteorológicas que obrigam a ter outras especificações.

Os pneus de inverno têm maior elasticidade a baixas temperaturas que os pneus de verão, com o limiar de 7 graus a chamar-se “temperatura de transição de vidro”. Abaixo desta temperatura, os pneus de verão tornam-se duros como vidro em travagem. No entanto, mesmo com frio, os pneus de inverno podem não ser necessários.

No vídeo abaixo, Jason Fenske, do canal de Youtube “Engineering Explained”, mostra como, com tempo completamente seco, os pneus de verão mantêm a eficiência de travagem. É apenas com piso húmido ou gelo que os pneus de inverno são uma verdadeira vantagem para reduzir as distâncias de travagem e prevenir acidentes.