O atual presidente do clube vive e respira Volvo. Fernando Charais trabalhou 32 anos na Auto Sueco, por isso, quando apresentou o projeto à Volvo Portugal, a resposta foi desde logo positiva.
A Volvo mantém o compromisso de em 2030 ser uma marca 100% elétrica e em 2040 atingir a neutralidade ambiental. O pequeno SUV EX30 é, para já, o principal meio para atingir esse fim, tendo sido naturalmente, o escolhido para competir.
Os ralis de regularidade, são uma forma de competição muito mais complexa do que parece. Foram muito populares em Portugal a partir da década de 1950, eram feitos com carros perfeitamente normais, sem qualquer tipo de preparação especial, e em estradas abertas ao trânsito. O que importa não é a velocidade, mas sim a regularidade, ou seja: o objetivo é tentar passar, ao segundo, pelos pontos de controlo definidos, à hora marcada. Para isso é fornecido um roadbook com essas indicações, e as instruções de navegação, bem como um cronómetro, e é instalado um localizador GPS na viatura, que faz os registos oficiais dos tempos.
Ao serem questionados se já têm uma opinião sobre o EX30 que vão pilotar, respondem: ” Já experimentámos o carro, e o e-pedal funciona muito bem”.
Sendo o “Ano Zero” para a participação no CPNE, a Volvo Portugal está consciente das dificuldades ao referir que: “A concorrência este ano vai ser muito forte”, mas adianta que está presente com o objetivo de vencer.
O Campeonato Nacional de Novas Energias começa com a primeira prova já na sexta-feira no Lagoas Park e termina domingo com a a marginal fechada para entrega dos troféus.