A Osram centrou o foco das suas atenções na iluminação automóvel, apresentando uma nova geração de díodos de laser para feixes auxiliares

Na estrada, ver e ser visto é uma das condições basilares da segurança rodoviária. A Osram está consciente disso e acaba de apresentar uma nova linha de díodos de laser multi-modo azuis. Esta segunda geração consegue duplicar, em comparação com as soluções anteriores para LED, o alcance para 600 metros e simplifica a conceção do sistema, quando utilizado no feixe auxiliar do veículo.
A condução durante os períodos noturnos ou mesmo ao entardecer coloca uma grande pressão mos olhos dos condutores, reduzindo a sua capacidade de concentração.
Desta forma, atuando como fonte de luz para máximos auxiliares que iluminam as estradas, além dos máximos convencionais, o laser PLPT9 450D_E A01 da Osram torna a condução à noite bastante mais segura.
Em matéria de brilho, os díodos de laser oferecem vantagens em relação aos LED. Com uma corrente operacional típica de 2,2 A, o laser azul atinge uma saída ótica de 3,5 W e emite luz azul com um comprimento de onda de 447 nm. Com a ajuda da ótica apropriada, a luz do laser é focalizada em um ponto com apenas alguns micrómetros de diâmetro. Um conversor de fósforo especial converte a luz azul em luz branca, necessária para aplicações de iluminação frontal. A iluminação obtida é três vezes maior do que a de uma fonte de luz LED.

Importa referir que o díodo de laser PLPT9 450D_E A01, qualificado para uso em veículos, é aprovado para uma faixa de temperatura operacional de -40 ° C a 120 ° C.

Em comparação com a primeira geração com três pinos, o pacote TO90 contém apenas dois pinos, o que permite uma conexão muito mais fácil e a dissipação do calor.

Outra vantagem da nova geração é a dimensão compacta do laser: 9 mm de diâmetro e uma altura de 4,5 mm (sem pinos de contato), uma inovação que permite antever que, no futuro, os faróis tendam a ser mais pequenos.