Os pneus novos vão ter uma rotulagem renovada a partir de maio de 2021, a qual permitirá que os consumidores obtenham uma informação mais pertinente e de melhor comparável em matéria de eficiência energética, segurança e ruído para que assim tomem a melhor decisão no processo de compra dos pneus novos.

Motivada pela entrada em vigor do regulamento da União Europeia 2020/740, esta rotulagem é introduzida pela necessidade de “clarificar e atualizar algumas das suas disposições, tendo em conta o progresso tecnológico no domínio dos pneus”. Assim, a partir de maio de 2021, os pneus em comercialização contarão com uma rotulagem nova, que inclui alterações nas escalas das diferentes categorias de desempenho dos pneus: eficiência energética, aderência em pavimento molhado, enquanto o ruído exterior de rolamento é agora indicado pelo número de decibéis e pelas letras A, B ou C.

Noutra novidade que pretende dar aos consumidores ainda mais informação sobre o produto, a etiqueta passará a ter um código QR no canto superior direito, a partir do qual se poderá aceder à ficha de informação do produto. O código QR fornece um endereço para uma base de dados EPREL (European Product Registry for Energy Labelling), que contém a ficha informativa do produto. Esta mostra todos os valores da rotulagem para o pneu específico, bem como o início e o fim da produção do respetivo modelo. As fichas de informação do produto são todas introduzidas individualmente na base de dados EPREL pelo fabricante do pneu e, como no passado, a atribuição às classe da rotulagem é também responsabilidade do respetivo fabricante.

Além disso, a etiquetagem de nova geração passa a ter ainda dois pictogramas, um para indicar se é um pneu para utilização em condições de neve extremas e outro para indicar se é um pneu com aderência em gelo. A informação da nova rotulagem de pneus deve também ser disponibilizada para a categoria de veículos comerciais pesados (Classe C3).

Na nova rotulagem, as classes de economia de combustível de A a C permanecem inalteradas. Para as categorias de veículos C1 (turismo) e C2 (comerciais ligeiros), que anteriormente integravam a classe E para eficiência energética e aderência em pavimento molhado pertencerão agora classe D, que anteriormente estava vazia, ao passo que os que pertenciam às classes F e G serão integrados na classe E.

A nova rotulagem de pneus foi desenvolvida para ajudar os consumidores a escolher pneus mais eficientes em termos de consumo de combustível, ao mesmo tempo que obtém informação sobre distâncias de travagem em pavimento molhado.