Como proteger o seu patudo das altas temperaturas

02/08/2018

Alexandra Beny
Alexandra Beny
Jornalista
Já imaginou andar descalço sobre o asfalto quente? Ou ficar fechado dentro de um carro em pleno sol? Se imagina o extremo desconforto, agora pense no que o seu animal de estimação pode sentir.
Alexandra Beny
Alexandra Beny
Jornalista

As patas dos cães e gatos podem ser amorosas, mas são sobretudo frágeis. A sola é constituída por almofadas que embora possam parecer resistentes, não suportam temperaturas extremas. As consequências podem ser dolorosas, pois em contacto com o chão muito quente (ou frio), o animal pode sofrer queimaduras graves.

Para evitar o pior, a Polícia de Segurança Pública (PSP) deixa a dica na rede social Facebook: para testar a temperatura, uma boa técnica é a de colocar as costas da mão em contacto com o chão durante 7 segundos. Se a temperatura for tolerante durante esse período de tempo, pode passear o seu animal em segurança. Caso contrário, é melhor optar por uma hora em que a temperatura do ar é mais agradável.

 

Pode sempre recorrer a ajuda do veterinário para que este possa aconselhar algum produto ou acessório que proteja as patas do animal.

E por falar em calor… Assim como os humanos, os animais também sofrem com os raios UV. Além das habituais pausas para beber água, é importante passar protetor solar em animais de pelo claro.

O animal e o carro

O transporte do animal dentro do carro deve obedecer a regras de segurança. Segundo o artigo 56.º do Código da Estrada, ” é proibido o trânsito de veículos ou animais carregados por tal forma que possam constituir perigo ou embaraço para os outros utentes da via ou danificar os pavimentos, instalações, obras de arte e imóveis marginais”.

Caso infrinja a regra, arrisca-se a uma multa que pode ir dos 60 aos 600 euros.

Há várias formas de transportar o seu patudo e vários acessórios que permitem que ele siga no banco traseiro em segurança. Até há carros especialmente preparados para o seu “melhor amigo”.

NÃO deixe o seu animal fechado dentro do carro

Nunca é demais relembrar. A temperatura do ar engana, pois dentro do carro, esta aumenta radicalmente. Ao deixar um animal fechado no carro incorre numa multa ou até mesmo uma pena de prisão que pode ir até aos 3 anos.

Se se deparar com uma situação destas, contacte as autoridades. Se notar, entretanto, que o animal está em sofrimento, pode partir o vidro do carro. Os sintomas que o animal pode manifestar são: tremores musculares, híper salivação, perda de consciência, falta de coordenação motora, respiração ofegante, convulsões e vómitos.