1. Alimentação: Durante as viagens em autoestrada há sempre a tentação de recorrer às áreas de serviço para as refeições. Mesmo que sejam valiosas para um tempo de paragem, há sempre opções mais em conta, podendo comprar um ‘farnel’ antecipadamente e parar, à mesma, durante a viagem para um piquenique. Não só descansa da condução, como se alimenta de forma mais barata.
2. Combustível: De igual forma, o preço dos combustíveis é usualmente mais elevado nas estações de serviço das autoestradas. Se puder e se a viagem não for muito longa (que obrigue a reabastecimento ao longo da mesma), abasteça o depósito antes da viagem.
3. Estude a viagem: Mesmo que faça sempre a mesma viagem, podem existir opções ligeiramente mais demoradas mas que permitam poupar mais algum dinheiro. O surgimento de portagens eletrónicas numa grande parte das antigas SCUT acabou por obrigar a um maior estudo antecipado em busca de alternativas. Por vezes, uma saída a menos na autoestrada representa uma poupança significativa para mais uns quantos minutos de viagem. Pense se vale a pena.
4. Condução: Se está de férias e empenhado em aproveitar ao máximo o tempo livre com a família, pense também que não vale a pena adotar posturas de condução intempestivas ou agressivas que não só sejam perigosas, como também mais dispendiosas de combustível. Ao mesmo tempo, liberte o carro de peso desnecessário e atenção ao ar condicionado.
Os meses de verão são habitualmente marcados por serem os de férias para milhões de portugueses, que têm por hábito rumarem a outras paragens para os seus períodos de descanso.
Seja para as zonas de praia, seja para as zonas de reencontro com as famílias, as rotas de férias são diversas, mas algo que é comum a todos os veraneantes é a tentativa de poupar ao máximo com as viagens e deslocações.
Conheça ou recorde quatro dicas simples que permitem maior poupança durante o período de férias de verão no que diz respeito ao automóvel.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.