Não são necessários especiais dotes de mecânica para perceber que, quando pisamos o pedal do travão e ouvimos chiar ou um estremecer debaixo do pé, a coisa não está famosa. Mas que tipo de problemas podem revelar tais 'avisos'...?
Sintomas de desgaste
As pastilhas pressionam os discos de travão para reduzir a velocidade ou imobilizar o carro totalmente. Se ouvir chiar ou um leve silvo quando pressiona o pedal, ou se sentir alguma fricção debaixo do pé durante as travagens mais vigorosas, são sinais de que as pastilhas estão gastas.
Jogar em antecipação
Automóveis modernos já estão equipados com sonda instalada junto às pastilhas que determina quando o nível de desgaste é muito acentuado, iluminando-se um sinal de alerta no painel de instrumentos do veículo. Em todos os outros, ter em conta que, em média, as pastilhas duram entre 30.000 a 40.000 km. Depois de atingida esta quilometragem é tempo de trocar. Já os discos duram geralmente três vezes mais do que as pastilhas, entre 100.000 e 120.000 quilómetros, dependendo também do tipo de utilização.
Inspeção
As condições de conservação das pastilhas de travão podem ser facilmente observadas através da jante ou desmontando a roda. Se verificar que não têm mais de três milímetros de espessura, é recomendável proceder à troca. Quanto aos discos, a sua deterioração não é tão facilmente percetível, mas sentir vibrações anormais não adie a visita à oficina.
Líquido dos travões
Os especialistas recomendam a verificação do nível do líquido antes e após viagens longas e utilizações mais intensas. Se o nível estiver abaixo do limite mínimo, basta voltar a encher o reservatório até à medida indicada. De qualquer modo, é necessário estar atento a eventuais ruturas nas tubagens e ligações.
Pedal do travão
O funcionamento do pedal do travão também merece atenção, pois alguma irregularidade pode esconder defeito que coloque em perigo a segurança. Se o pedal estiver demasiado duro quando pisa, o mecanismo de assistência está em causa; se vibrar durante a travagem, são os discos que precisam de assistência. E se o sentir esponjoso, não pode mesmo adiar a ida ao mecânico.
Tambores e calços
Em conjunto com os tambores, os calços são responsáveis pelo sistema de travagem das rodas traseiras nos carros que não contam com discos nas quatro rodas. Mais baratos do que as pastilhas, também duram três vezes mais.
Não é sequer discutível a importância do sistema de travagem do seu automóvel. A sua manutenção é fundamental para a segurança. Ainda assim, muitos são os que descuram os cuidados mínimos, até que os travões façam barulho. Normalmente, só quando os ouvimos chiar é que associamos este “aviso” a pastilhas gastas, mas existem outros problemas que podem ser igualmente complexos, como o óleo dos travões em mau estado, quase sempre, denunciado por sinais provenientes do pedal
Mas por muito treinado que esteja o seu ouvido, no que respeita o sistema de travagem, a ideia é mesmo não facilitar, de preferência prevenindo o desgaste acentuado dos componentes.
Veja na galeria os sinais de alerta que não deve ignorar
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