Use os pneus e as janelas do carro para poupar combustível

20/02/2022

Com a gasolina já acima dos 2 euros em muitos postos de combustível, todos os truques de poupança são válidos. Coloque-os em prática!

 

Numa altura em que abastecer o depósito sai bastante caro, o truque é conseguir adiar a ida às bombas. Alguns truques muito simples são fundamentais para gerir bem os gastos e, assim, poupar alguns litros (e euros!) nas deslocações de todos os dias.

Hábitos tão simples como não fazer acelerações fortes ou respeitar os limites de velocidade ajudam a reduzir o consumo de combustível do seu carro. Mas não são as únicas ações que estão nas nossas mãos. A rede de oficinas First Stop, especializada em pneus e manutenção integral de automóveis, oferece-nos uma série de sugestão que o vão ajudar travar o gasto de gasolina ou gasóleo.

As dicas mais simples para economizar combustível:

Feche as janelas. A First Stop recomenda minimizar a resistência do ar. Em cidade, a baixa velocidade, até pode preferir conduzir de janela aberta em vez de ligar o ar condicionado. No entanto, em estrada, essa opção pode não ser a mais poupada. Em alta velocidade, o ar que entra pelas janelas aumenta o arrasto do carro ao interromper o fluxo aerodinâmico, obrigando a um maior esforço do motor, logo a um maior consumo de combustível.

Pneus que fazem a diferença. A pressão correta dos pneus também evita o aumento da resistência ao rolamento, favorecendo o rolamento e minimizando o esforço investido. Uma pressão reduzida tem o efeito contrário, aumenta a resistência ao rolamento, pois aumenta a superfície ótima de contato do pneu com o veículo e, com isso, o gasto de combustível é maior.

Além disso, a escolha certa dos pneus é muito importante. A construção e o material utilizado na fabricação do pneu impactam na resistência ao rolamento e, consequentemente, no consumo de combustível. Preste atenção, na hora de escolher, no rótulo com as informações do pneu, especificamente as informações relacionadas ao consumo.

Aproveite o embalo. Tirar partido da inércia é fundamental para uma condução eficiente. Se sabe que vai ter de parar, tire o pé do pedal e deixe que o carro se imobilize naturalmente. Assim poupa combustível e, quando travar, vai acabar por ser mais suave, não desgastando tanto as pastilhas de travão.

Deixe de acelerar. Com o tempo frio, os componentes internos do motor levam mais algum tempo a atingir a temperatura ótima para funcionamento, mas acelerar em ponto morto não vai ajudar a aquecer o motor mais rapidamente. Basta arrancar de forma suave e conduzir tranquilamente nos primeiros quilómetros. Assim, evita gastos com o combustível.

Poupe com o para/arranca. As marcas vão tornando sistema start/stop num elemento de série nos seus carros muito útil à poupança, ao parar o motor quando o mesmo não é necessário, não só cortando a emissão de poluentes para a atmosfera, mas também o consumo. De acordo com dados fornecidos pela Bosch, as poupanças de consumo e reduções das emissões são na ordem dos 8%. Lembre-se de desligar o motor durante paradas longas se o seu veículo não tiver um sistema start-stop.

A manutenção correta do veículo é essencial. O estado ótimo de todos os elementos móveis como as suspensões ou os travões, reduz a resistência ao rolamento e, portanto, o consumo de combustível.

Trave com o motor. Sempre que possível antecipe as travagens no trânsito, deixando o veículo rolar antes de parar nos semáforos ou usando o travão motor para desacelerar gradualmente. Dessa forma, o consumo do veículo é reduzido em até 2%!

Deixe a mecânica respirar. A troca do filtro de ar sempre que necessário. Este elemento em boas condições garante que o ar que entra na admissão do motor está limpo. O motor funcionará mais suavemente, com menos esforço e, consequentemente, o consumo será reduzido.