A carta de condução será possível de revalidar na hora, sendo essa uma das medidas previstas no programa de simplificação administrativa iSimplex 2019 para tornar alguns dos processos burocráticos que hoje dificultam a vida dos cidadãos mais simples.
O Governo liderado por António Costa apresenta uma nova leva de 119 medidas inseridas no programa iSimplex 2019, com o processo de emissão ou renovação da carta de condução (Carta Automática) a ser uma das tarefas alvo de simplificação.
De acordo com nota do gabinete da ministro da Presidência e da Modernização Administrativa, a carta na hora visa “disponibilizar a carta de condução no dia em que for pedida, mediante o pagamento de uma taxa adicional”.
O pagamento da ‘Carta Automática’ será feito através de referência multibanco enviada por SMS, em simultâneo com o aviso de caducidade, e após receção pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) do eventual atestado médico. O prazo de implementação previsto para esta medida é o terceiro trimestre de 2020.
No entanto, ainda este ano, o Governo pretende disponibilizar a carta de condução no dia em que for pedida.







































