Ventos laterais: perigo acrescido para a condução

03/10/2020

As mudanças súbitas de condições climatéricas, as primeiras chuvas e nevoeiros de outono constituem um risco acrescido para a condução. Mas, nesta época do ano, as armadilhas para os automobilistas podem aparecer mesmo num dia bonito de sol e céu azul: atenção às rajadas de vento forte!

A aproximação da depressão Alex deixou o país sob alerta devido à previsão de períodos de chuva e vento fortes, combinação especialmente perigosa para os automobilistas na estrada. Se os desafios de circular em estradas escorregadias como sabão são sobejamente conhecidos, a armadilha invisível dos ventos laterais não é desafio menos exigente. Em situações mais críticas, soprando forte em pontes, viadutos, à saída de túneis ou estradas expostas a rajadas, o vento poderá afetar o comportamento do veículo, chegando a empurrá-lo para a faixa contrária, em direção ao separador central da autoestrada ou mesmo para fora da estrada.

As primeiras medidas preventivas contra a ação do vento começam antes de sair para estrada, verificando-se o estado dos pneus, garantindo a correta distribuição do peso e evitando o transporte de volumes no tejadilho. Depois, ajuda determinar a direção e força do vento observando o movimento de bandeiras, ramos das árvores ou vegetação junto à estrada – nos troços mais ventosos de autoestrada estão instaladas mangas próprias. Se o vento sopra lateralmente e com intensidade, a situação é mais delicada. Nestes casos, sabe como posicionar-se corretamente na estrada ou como usar a caixa de velocidades? Confira as dicas de segurança na galeria.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.