A American Automobile Association (AAA, o maior clube automóvel dos Estados Unidos) resolveu testar esta afirmação em vários tipos diferentes de automóveis e motores cujas marcas recomendam uso de gasolina com mais octanas, a pick-up Ford F-150, o SUV de luxo Cadillac Escalade, o roadster Mazda MX-5 Miata, o familiar Audi A3, o desportivo Ford Mustang e o SUV urbano Jeep Renegade.
O Mustang foi o que teve o maior aumento de potência, 3,2%, o que na prática é um aumento de 10 cv, mas que se nota mais em alta rotação. O Jeep até perdeu 0,3% de potência. Em termos de consumos, o Cadillac conseguiu reduzir a média em 7,1 por cento, mas o Audi passou a gastar mais 1 por cento.
No entanto, o Audi teve problemas com a abertura das válvulas com gasolina normal, pelo que no final a AAA recomendou usar o combustível usado pela marca, ou seja gasolina de alta octanagem só para motores que precisam mesmo deles, pois foram preparados para o usar, enquanto nos outros é preferível usar gasolina normal. Em termos financeiros, mesmo com ganhos de combustível, a diferença de preço nunca justifica a troca da gasolina normal para a “premium”.