Os campeonatos nacionais de Velocidade regressam à pista este fim de semana, no Autódromo Internacional do Algarve. Um total de oito competições prometem corridas ‘quentes’ no circuito de Portimão.

Os campeonatos de Portugal de Velocidade sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting começam este fim-de-semana na espetacular pista de Portimão, que também continua na expectativa sobre um possível Grande Prémio de Fórmula 1. Duas semanas depois de ter recebido os Citroën do Troféu C1, o AIA será agora palco de um programa variado e que inclui nada menos de oito competições: CPV (Campeonato de Portugal de Velocidade) Clássicos, CPV Clássicos 1300, CPV Legends, Kia GT Cup (grelha conjunta com os modelos Picanto GT e Ceed GT), Super Seven by Toyo Tires, Historic Endurance, Group 1 Portugal + Mini, e Open de Portugal de Velocidade by Michelin. Este último é agora promovido pela empresa Prime Promotion, do piloto Pedro Marreiros, e pelo AIA, entidades a quem a FPAK e a ANPAC cederam a promoção do Open, prosseguindo o trabalho de revitalização dos campeonatos de GT e Turismos em Portugal. É expectável que o Open tenha uma grelha de 10 a 15 carros no AIA, enquanto os Clássicos, Clássicos 1300 e Legends trazem mais meia centena de viaturas até ao Algarve.

Grelhas coloridas

Nos troféus organizados pela CRM, o Super Seven by Toyo Tires mantém a fórmula que o tornou um fenómeno de popularidade na última década, colocando 32 Caterham em pista, 21 dos quais na categoria superior, a 420R. Já o agora denominado Kia GT Cup tem como principal novidade o Ceed GT, modelo com cerca de 240cv e que terá seis unidades nesta primeira prova, juntando-se aos 19 Picanto GT que vão alinhar no arranque da temporada.

A Race Ready também trará até Portimão os emblemáticos modelos do Iberian Historic Endurance, que tem uma das grelhas mais diversificadas da Península Ibérica, com equipas provenientes de diferentes pontos da Europa. O Group 1 Portugal (para clássicos de especificação Grupo 1 pré-1981), a que se juntam os populares Mini de troféu, é outro motivo de interesse num fim de semana que promete corridas para todos os gostos, embora sem público nas bancadas, devido ao plano de contingência elaborado pela FPAK, seguindo as recomendações da DGS.