Baja Capital dos Vinhos de Portugal: triunfo brasileiro e melhor colheita nacional para Alejandro Martins

27/09/2020

Alejandro Martins e José Marques (Mini JCW) venceram em termos de CPTT/AMv48
Para Cristian Stroczynski (Toyota Hilux Overdrive) foi chegar, ver e vencer: o piloto brasileiro impôs-se na Baja Capital dos Vinhos de Portugal, prova em que Alejandro Martins (Mini JCW), com o 2.º lugar em termos absolutos, arrecadou o maior número de pontos para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno/AM 48.

Em Reguengos de Monsaraz, o derradeiro lugar do pódio foi conquistado pelo irmão do vencedor, Marcos Stroczynski (Toyota Hilux Overdrive), igualmente a preparar o próximo Dakar.

Na derradeira etapa, Hélder Oliveira (Ford Ranger) venceu o 1.º setor cronometrado do dia, mas foi Miguel Barbosa a conquistar a liderança por 11 segundos de vantagem para o piloto de Barcelos, protagonizando a 3.ª alteração na liderança da prova.

Alejandro Martins (Mini JCW) desceu para o 3.º lugar, a 21 segundos do líder, enquanto Cristian Stroczynski (Toyota Hilux Overdrive) furou e baixou para a 4.ª posição, a 1.17 minutos.

O brasilwrio Cristian Stroczinski
O brasileiro Cristian Stroczynski /Toyota Hilux Overdrive) venceu na estreia em Portugal

Adivinhava-se um derradeiro setor em toada de franco ataque por parte do trio da frente, separado por 21 segundos.

Mas, a má sorte bateu à porta de Hélder Oliveira — furou a 12 km do fim do setor e o macaco não quis colaborar, originando atraso de 27 minutos e a descida para o 13.º lugar da geral. Um final inglório para o piloto de Barcelos,

Azarado esteve, igualmente, Miguel Barbosa, vítima de idêntico percalço, não foi além do 13.º tempo e perdeu 7.30 minutos, descendo para a 4.ª posição, mas alcançou o 2.º lugar entre os concorrentes do CPTT/AM 48, competição que passou a liderar.

Mais consistente, o brasileiro acabou por se impor à geral a Alejandro Martins por 10 segundos.

«A corrida foi espetacular, mas muito difícil para mim, porque não estou habituado a terrenos com tanta pedra», referiu o vencedor, que ficou com vontade de regressar:

Quem sabe se, para o ano que, vem eu possa estar cá mais vezes».

Para Alejandro Martins, o 2.º lugar teve «sabor agridoce». O piloto do Mini JCW mostrou-se indignado com o alegado antidesportivismo do brasileiro, que não terá respeitado as várias indicações do sentinel após o furo, mas sublinhou que «foi uma prova bastante competitiva do princípio ao fim. Todas as etapas eram novas e foi uma corrida inovadora e interessante. Aliás, há muito tempo que não via uma prova assim», acrescentou.

Miguel Barbosa foi a Reguengos de Monsaraz conquistar a liderança do campeonato, após «uma prova bastante dura e com troços curtos. Todos pensávamos que iria ser uma competição relativamente fácil pela extensão dos troços, mas não foi isso que aconteceu».

O piloto da Toyota Hilux (na foto, em baixo) não escondeu que «não é o resultado que gostaríamos para esta prova, mas é o possível».

No 5.º lugar absoluto classificou-se João Ramos (Toyota Hilux), graças uma recuperação de três lugares na derradeira etapa, depois de ter concluído o setor inicial na 12.ª posição.

O 3.º lugar entre os concorrentes do CPTT/Am 48 permitiu ao piloto nortenho (na foto, em baixo) ascender à vice-liderança do campeonato.

No lugar seguinte terminou a Ford EXR 05 Proto de Pedro Dias da Silva e José Janela. Para o piloto de Tomar, depois do 5.º lugar na semana anterior na Sertã, «foram dias de duro trabalho poder vir até Reguengos de Monsaraz em condições de lutar pelo melhor lugar numa prova que, todos sabemos, é muito exigente».

Na ótica do piloto nabantino, «era difícil sair daqui com um bom resultado, mas o sexto lugar final, quarto em termos de campeonato, premeia da melhor forma todo o esforço desta magnífica equipa».

A dupla Pedro Dias da Silva/José Janela (Ford EXR 05 Proto) terminou no 6.º lugar absoluto

 

O campeão nacional Tiago Reis foi obrigado a renunciar ainda na etapa inicial. Após o 3.º tempo entre os concorrentes do CPTT/AM 48, «a 20 quilómetros do final do segundo setor seletivo, numa altura em que éramos os mais rápidos nos tempos intermédios, a transmissão central do Mitsubishi cedeu», explicou o piloto de Famalicão. Para o ex-líder do CPTT/Am 48, «são poblemas que fazem parte das corridas, que naturalmente prejudicam as nossas ambições, mas que não nos tiram a confiança de revalidar o título», sublinhou.

Alexandre Ré (Can-Am Maverick) terminou em 10º lugar e venceu a categoria T3; Georgino Pedroso (Isuzu D-Max) triunfou nos T2 e o espanhol Gutierrez (Toyota Hilux) entre os T8, com Edgar Reis (Mitsubishi Pajero) a impor-se entre os pilotos do Campeonato de Portugal.

Na Taça de Portugal, Joel Marrazes (Nissan) somou o 2.º triunfo consecutivo.

Os irmãos Alexandre e Pedro Ré levaram o Can-Am Maverick ao triunfo entre os T3

Classificação final (oficiosa)

1.º Cristian Stroczinski/Alberto Andreotti (Toyota Hilux), 3.26.47 horas

2.º Alejandro Martins/José Marques (Mini JCW), a 310 segundos

3.º Marcos Stroczinski/Kléber Sinces (Toyota Hilux), a 3.47 minutos

4.º Miguel Barbosa/Pedro Velosa (Toyota Hilux), a 6.13 minutos

5.º João Ramos/Vítor Jesus (Toyota Hilux), a 7.44 minutos

6.º Pedro Dias da Silva/José Janela (Ford EXR 05 Proto), a 9.25 minutos

7.º Alexandre Franco/Rui Franco (BMW X1 Proto), a 12.26 minutos

8.º Edgar Condenso/Nuno Silva (Ford MO EXR 05 Proto),a 15.25 minutos

9.º Manuel Correia/Miguel Ramalho (Mitsubsihi HRX Ford), a 15.48 horas

10.º Alexandre Ré/Pedro Ré (Can-Am Maverick), a 16.48 minutos

Campeonato

1.º Miguel Barbosa, 71 pontos

2.º João Ramos, 64

3.º Tiago Reis, 58

4.º Alejandro Martins, 46

5.º Alexandre Ré, 38

Próxima prova: Baja Portalegre 500, dias 5 a 7 de novembro

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http://cptt.cronobandeira.com/