A Baja Portalegre 500, a mais carismática das provas portuguesa de todo-o-terreno, reúne, de novo um vasto conjunto de aliciantes na reta final da temporada.

Com a discussão dos títulos – Taça FIA de Bajas e Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno/AM 48 — em aberto, maior relevância ganha a prova do ACP, que decorre entre os dias 5 e 7 de novembro.

A 34.ª edição da baja alentejana realiza-se, este ano, devido à pandemia, de acordo com rigoroso plano de contingência, que impede a presença de público, cujo acesso é vedado ao parque de assistência e a outras zonas nevrálgicas da prova. A já tradicional cerimónia noturna de partida no centro de Portalegre também não se realiza.

Na lista de 74 inscritos, dos quais 43 na competição FIA, destacam-se os dois primeiros classificados da Taça do Mundo: o russo Vladimir Vasilyev (Mini Cooper Countryman) e o holandês Bernhard Ten Brinke (Tpyota Hilux Overdrive).

À partida para a 3.ª prova desta época atípico, ambos estão separados por nove pontos.

Em termos nacionais, de salientar o regresso dos irmãos Ricardo e Manuel Porém, em renovada aposta no Borgward BX 7. O piloto de Leiria detém o recorde de quatro triunfos consecutivos na prova (2014 a 2017) e, sem a preocupação de pontuar para qualquer campeonato é candidato ao triunfo.

Ponto fulcral de interesse é a luta pelo título nacional nesta penúltima prova do calendário, algo que foge à tradição, uma vez que é habitual a Baja Portalegre 500 colocar ponto final na época.

Mas, face ao cenário de grande imprevisibilidade que tem marcado esta temporada, é natural que os candidatos apostem tudo nesta prova. A competitividade tem sido nota destacada deste campeonato, traduzida em quatro vencedores diferentes em igual número de provas.

Líder do CPTT/AM 48, somando um triunfo e dois segundos lugares nas três provas em que alinhou, Miguel Barbosa sublinha que «a Baja de Portalegre é uma prova mítica, por onde, ao longo de mais de trinta edições, já passaram os melhores pilotos de mundo. Ganhar esta prova é quase tão fantástico como ser campeão nacional», confessa o piloto da Toyota Hilux Overdrive, que já ganhou esta baja por três vezes. «Todos os anos parto com o objetivo de conseguir mais uma vitória», sublinhou o piloto que faz dupla com Pedro Velosa.

Para Miguel Barbosa, «a prova é, tecnicamente, excelente. Os pisos são fantásticos e proporcionam um prazer enorme de pilotagem. Estamos preparados para competir ao mais alto nível e lutar pela melhor posição possível», acrescentou o heptacampeão nacional de todo-o-terreno.

Vice-líder do CPTT/AM 48, João Ramos (Toyota Hilux) tem sete pontos de desvantagem em relação a Miguel Barbosa. Há dois anos, o piloto nortenho conquistou o título nacional nesta baja – terminou no 4.º lugar absoluto) – e por isso vai querer lutar por um resultado significativo, com Filipe Palmeiro no banco do lado direito, dada a ausência, por razões de saúde, de Vítor Jesus.
João Ramos (Toyota Hilux) é o vice-líder do campeonato

Apostado em triunfar entre os concorrentes do CPTT/AM 48 está, de igual modo, Tiago Reis, que o ano passado conquistou, nesta baja, o título nacional. O piloto do Mitsubishi Racing Lancer começou a época a ganhar, mas vários percalços mecânicos têm condicionado os resultados do atual 3.º classificados do campeonato, a 13 pontos do líder.

Tiago Reis (Mitsubishi Racing Lancer) ambiciona revalidar o título nacional absoluto

Alejandro Martins (Mini JCW)ainda está na corrida para o título – conta apenas dois resultados em quatro provas – mas está motivado pelo triunfo conquistado na última baja, em Reguengos de Monsaraz.

Alejandro Martins (Mini JCW) venceu a última prova do CPTT/AM 48

De registar o regresso de (André Amaral), recuperado da lesão que o afastou durante algum tempo, a par de outros out-siders: Paulo Rui Ferreira (Toyota Hilux), Pedro Dias da Silva (Ford EXR05 Proto); Alexandre Ré (Can Am), já campeão T3; Nuno Matos (Fiat Full Back Proto); Alexandre Franco (BMW Evo X1), entre outros.

Na categoria T2, João Franco (Nissan Navara) defende liderança; entre os T8, José Mendes (Mitsubishi L200) está na frente, tal como João Paulo Oliveira (Nissan), na Taça de Portugal.

Programa

O programa da 34.ª edição da Baja Portalegre 500 tem iníco no dia 5 de novembro (5.ª feira) com as habituais verificações gtécnicas e documentais.

No dia seguinte, realiza-se o prólogo (5,0 km), na herdade das Coutdas, a partir das 9.30 horas.

À tarde, (14.00 h), os concorrentes têm pela frente o SS2 (85 km).

Por último, no sábado (dia 7 de novembro), a manhã é reservada ao SS3 (partida às 7.00 horas), com 170 km de extensão. A terminar, o SS4 (180 km) realiza-se a partir das 12.45 horas, estando a chegada prevista para as 15.00 horas.

Ao todo, quatro setores cronometrado somando 440 km.
Os irmãos Alexandre e Pedro Ré (Can Am) já conquistaram o título da categoria T3

Assim vai o campeonato

Após quatro provas, Miguel Barbosa é o líder do CPTT/AM 48.

1.º Miguel Barbosa, 71 pontos

2.º João Ramos, 64

3.º Tiago Reis, 58

4.º Alejandro Martins, 45

5.º Alexandre Ré, 38

6.º Nuno Matos, 36