Campeonato de Portugal de Montanha arranca em Murça com várias novidades

01/03/2020

A estreia do Tesla P100D EGT vai tornar Portugal pioneiro nos elétricos de Montanha
A época do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group começa no próximo fim de semana, com a tradicional Rampa Porca de Murça, que desvendará várias novidades no plantel. Com a ausência do campeão em título, João Fonseca, o palco da Montanha fica entregue a outros protagonistas, incluindo a aguardada estreia mundial do primeiro Tesla de competição.

Em 2019, João Fonseca e o Silver Car dominaram a competição mas o piloto da Covilhã não deverá estar à partida da primeira prova do ano, em Murça. Apesar de a lista de inscritos ainda não ter sido divulgada, deverão ser mais de 50 os participantes na primeira prova do CPM, num plantel que inclui vários candidatos ao título absoluto. Desde logo, o vice-campeão nacional em título, Hélder Silva, que trocou o Juno pelo BRC BR53 (motor Suzuki turbo de 1.000cc e 420cv) que pertenceu ao campeão espanhol, Javier Villa.

Hélder Silva vai trocar o Juno por um BRC ex-Javier Villa

José Correia foi um dos protagonistas do campeonato na sua época de estreia ao volante de uma barchetta, o Osella PA2000 Evo2, e o piloto de Braga volta a ser um forte candidato aos primeiros lugares, numa categoria de Protótipos que deverá ser ainda mais equilibrada. Nuno Guimarães (Silver Car S2), Joaquim Rino (BRC CM05 Evo) e António Rodrigues (BRC CM05 Evo) também vão lutar pelos pódios à geral e pelo título da categoria. O pluricampeão nacional Pedro Salvador vai regressar às rampas em Murça, ao volante do Caterham 420R com que venceu o troféu Super Seven by Toyo na Velocidade.

José Correia é candidato às vitórias com o Osella

Entre os Turismos, o campeão de 2019, Luís Nunes, vai repetir a aposta no Ford Fiesta R5+ e é naturalmente o principal favorito à vitória já em Murça, tal como Hugo Araújo (Subaru Impreza), que este ano terá um companheiro de equipa nos Subaru da Bracardox, Pedro Marques.

Luís Nunes vai defender o título absoluto de Turismos com o Ford Fiesta R5+

Joaquim Teixeira passou este ano para a Divisão 4 dos Turismos, com um SEAT León TCR, enquanto a jovem Gabriela Correia ainda fez testes com um dos Osella da JC Group mas vai manter-se ao volante do SEAT León Mk3 em Murça. Parcídio Summavielle, o piloto e autarca de Fafe, vai defender o seu título nos Turismos 1 ao volante do Skoda Fabia R5.

Portugal pioneiro nos elétricos de Montanha

Algumas das principais novidades para 2020 estão na categoria GT. O bracarense Ricardo Gomes vai pilotar o Tesla P1000D Electric GT desenvolvido pela espanhola CDS Engineering, o primeiro GT de competição totalmente elétrico. Inicialmente concebido para o primeiro campeonato FIA de GT elétricos, o Tesla produz 778cv de potência máxima e acelera dos 0-100 km/h em apenas 2,1s, sendo um dos veículos mais aguardados pelo público da Montanha para 2020.

O mesmo se pode dizer dos Porsche que estarão em maior número da grelha dos GT em 2020, já que o bracarense Pedro Marques mantém o 911 GT3 Cup e Vítor Pascoal, bicampeão nacional de Ralis GT, vai apostar no Campeonato de Portugal de Montanha em 2020, com o seu 991 GT3 Cup. O seu companheiro de equipa, Pedro Silva, também vai alinhar nas rampas com o 997 GT3 Cup, o que promete aumentar a competição na categoria de GT.

Vítor Pascoal voa para a Montanha com o Porsche 991 GT3 Cup

Outra grande novidade para 2020 é a criação de um campeonato Legends, que confirma a aproximação regulamentar da Montanha à Velocidade. Luís Silva e o BMW M3 foram dos primeiros ‘reforços’ confirmados nesta nova categoria, que em Murça também terá os Alfa Romeo 156 de Raúl Delgado, Marcos Teixeira e José Cerqueira, o Honda Integra Type R de Alberto Pereira, e o BMW de José Carlos Magalhães.

O Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha, com ligeiras alterações no seu esquema de grupos, deverá manter os mesmos protagonistas de 2019, abrilhantando as rampas nacionais em conjunto com as duas Taças de Portugal 1300 (Clássicos e Montanha).

Ricardo Loureiro (Ford Escort RS) defende o título nos Clássicos de Montanha

No calendário de 2020, destaque para a anunciada mudança da Rampa Internacional da Falperra para outubro, de forma a receber pela primeira vez o FIA Hill Climb Masters (competição por seleções), enquanto a Rampa de Boticas disputada em maio receberá a etapa portuguesa do Campeonato da Europa FIA de Montanha, habitualmente disputada na Falperra.

Calendário – Campeonato de Portugal de Montanha JC Group

Rampa Porca de Murça, 7 e 8 de março

Rampa PêQuêPê – Arrábida, 21 e 22 de março

Rampa da Penha, 4 e 5 de abril

Rampa de Boticas, 8 a 10 de maio

Rampa Serra da Estrela, 30 e 31 de maio

Rampa de Santa Marta, 4 e 5 de julho

Rampa do Caramulo, 18 e 19 de julho

Rampa de Boticas, 26 e 27 de setembro

Recorde como foi a Rampa Porca de Murça em 2019:

FOTOS: Zoom Motorsport e Foto GTI