Em 2019, João Fonseca e o Silver Car dominaram a competição mas o piloto da Covilhã não deverá estar à partida da primeira prova do ano, em Murça. Apesar de a lista de inscritos ainda não ter sido divulgada, deverão ser mais de 50 os participantes na primeira prova do CPM, num plantel que inclui vários candidatos ao título absoluto. Desde logo, o vice-campeão nacional em título, Hélder Silva, que trocou o Juno pelo BRC BR53 (motor Suzuki turbo de 1.000cc e 420cv) que pertenceu ao campeão espanhol, Javier Villa.
José Correia foi um dos protagonistas do campeonato na sua época de estreia ao volante de uma barchetta, o Osella PA2000 Evo2, e o piloto de Braga volta a ser um forte candidato aos primeiros lugares, numa categoria de Protótipos que deverá ser ainda mais equilibrada. Nuno Guimarães (Silver Car S2), Joaquim Rino (BRC CM05 Evo) e António Rodrigues (BRC CM05 Evo) também vão lutar pelos pódios à geral e pelo título da categoria. O pluricampeão nacional Pedro Salvador vai regressar às rampas em Murça, ao volante do Caterham 420R com que venceu o troféu Super Seven by Toyo na Velocidade.
Entre os Turismos, o campeão de 2019, Luís Nunes, vai repetir a aposta no Ford Fiesta R5+ e é naturalmente o principal favorito à vitória já em Murça, tal como Hugo Araújo (Subaru Impreza), que este ano terá um companheiro de equipa nos Subaru da Bracardox, Pedro Marques.
Joaquim Teixeira passou este ano para a Divisão 4 dos Turismos, com um SEAT León TCR, enquanto a jovem Gabriela Correia ainda fez testes com um dos Osella da JC Group mas vai manter-se ao volante do SEAT León Mk3 em Murça. Parcídio Summavielle, o piloto e autarca de Fafe, vai defender o seu título nos Turismos 1 ao volante do Skoda Fabia R5.
Portugal pioneiro nos elétricos de MontanhaAlgumas das principais novidades para 2020 estão na categoria GT. O bracarense Ricardo Gomes vai pilotar o Tesla P1000D Electric GT desenvolvido pela espanhola CDS Engineering, o primeiro GT de competição totalmente elétrico. Inicialmente concebido para o primeiro campeonato FIA de GT elétricos, o Tesla produz 778cv de potência máxima e acelera dos 0-100 km/h em apenas 2,1s, sendo um dos veículos mais aguardados pelo público da Montanha para 2020.
O mesmo se pode dizer dos Porsche que estarão em maior número da grelha dos GT em 2020, já que o bracarense Pedro Marques mantém o 911 GT3 Cup e Vítor Pascoal, bicampeão nacional de Ralis GT, vai apostar no Campeonato de Portugal de Montanha em 2020, com o seu 991 GT3 Cup. O seu companheiro de equipa, Pedro Silva, também vai alinhar nas rampas com o 997 GT3 Cup, o que promete aumentar a competição na categoria de GT.
Outra grande novidade para 2020 é a criação de um campeonato Legends, que confirma a aproximação regulamentar da Montanha à Velocidade. Luís Silva e o BMW M3 foram dos primeiros ‘reforços’ confirmados nesta nova categoria, que em Murça também terá os Alfa Romeo 156 de Raúl Delgado, Marcos Teixeira e José Cerqueira, o Honda Integra Type R de Alberto Pereira, e o BMW de José Carlos Magalhães.
O Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha, com ligeiras alterações no seu esquema de grupos, deverá manter os mesmos protagonistas de 2019, abrilhantando as rampas nacionais em conjunto com as duas Taças de Portugal 1300 (Clássicos e Montanha).
Calendário – Campeonato de Portugal de Montanha JC Group
Rampa Porca de Murça, 7 e 8 de março
Rampa PêQuêPê – Arrábida, 21 e 22 de março
Rampa da Penha, 4 e 5 de abril
Rampa Serra da Estrela, 30 e 31 de maio
Rampa de Santa Marta, 4 e 5 de julho
Rampa do Caramulo, 18 e 19 de julho
Rampa de Boticas, 26 e 27 de setembro
FOTOS: Zoom Motorsport e Foto GTI