Campeonato de Portugal de Montanha arranca na Rampa da Penha

01/04/2019

José Correia pilotará o Osella que foi campeão em 2017 e 2018
A Rampa da Penha, em Guimarães, marca o início do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, no próximo fim de semana. Ausência do bicampeão nacional Rui Ramalho é compensada com alguns regressos, numa época que assiste ao regresso da Rampa da Arrábida, em setembro.

O Campeonato de Portugal de Montanha arranca com 48 inscritos, sete deles na rampa regional, no próximo fim de semana, no Monte da Penha, em Guimarães. Um número semelhante ao do ano passado e que configura uma certa estabilidade nas rampas nacionais, quer no número de pilotos quer ao nível regulamentar. Este ano, a principal ausência é o campeão nacional absoluto de 2017 e 2018, Rui Ramalho, em sequência do falecimento do irmão, Paulo Ramalho. Contudo, os dois protótipos Osella que pertenceram à equipa vão manter-se em Portugal, concretamente na JC Group Racing Team, onde o campeão de GT e vice-campeão absoluto de 2018, José Correia, se estreia ao volante do Osella PA2000 Evo2.

João Fonseca, campeão em 2015, regressa com um Silver Car

Entre os protótipos também se assiste ao regresso do campeão nacional de 2015, João Fonseca, com um Silver Car apoiado pelo Sporting da Covilhã, enquanto Hélder Silva (Juno), Nuno Guimarães (BRC) e Joaquim Rino (BRC) também se mantêm na categoria.

Gonçalo Manahu estará ao volante do único GT inscrito na Penha, com o Porsche 997 GT3, enquanto a categoria Turismos volta a apresentar um parque automóvel invejável. O campeão Manuel Correia mudou-se para o TT mas o Ford Fiesta R5+ passará a ser pilotado por Luís Nunes, que em 2018 utilizou um Audi RS3 LMS, agora inscrito por Luís Rocha. Hugo Araújo, com um Subaru Impreza, é outro forte candidato aos primeiros lugares dos Turismos, tal como Joaquim Teixeira (SEAT León Mk3), a jovem Gabriela Correia (SEAT León Mk3), Pedro Marques (SEAT León Mk3) e o regressado Ricardo Gomes, que se estreia com um Mitsubishi Lancer Evo X.

Ricardo Gomes (Mitsubishi Lancer Evo X) é outro dos regressos em 2019

O Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha também manteve vários dos protagonistas dos últimos anos, embora o campeão em título José Pedro Gomes esteja inscrito na Penha com um Turismo. Neste particular, registe-se o caso de Parcídio Summavielle, que pilotará dois carros no mesmo fim de semana, o Renault Clio R3 nos Turismos e o Datsun 240Z nos Clássicos.

Em termos regulamentares, a principal novidade é a introdução de dois pontos-extra por prova para os pilotos que cumpram todas as subidas de treino e de prova, para maximizar o espetáculo para o público. Adicionalmente, foi instituído o prémio Fans Cup, promovido pelo grupo Portugal Hill Climb Fans, com o apoio da APPAM, que será atribuído ao piloto com a menor diferença entre os seus dois melhores tempos no conjunto das três subidas de prova.

Além da Rampa da Penha, o Campeonato de Portugal de Montanha passará pelas rampas da Falperra (10 a 12 maio), Santa Marta (15-16 junho), Serra da Estrela (29-30 junho), Caramulo (13-14 julho), Murça (27-28 julho), Arrábida (7-8 setembro), que regressa ao campeonato após 13 anos de ausência, e Boticas (28-29 setembro).

LINKS ÚTEIS:

Regulamento e horário

Lista de inscritos

ONDE COMER:

Restaurante da Montanha

Rua Nossa Senhora da Penha, Guimarães

T: 253 415 218

Restaurante Hotel da Penha

Rua Nossa Senhora da Penha, Guimarães

T: 253 438 465

Restaurante Batista

Rua A 280, Urbanização da Cruz d’Argola, Guimarães

T: 253 432 216

Taberna Trovador

Largo do Trovador n.º 10, Guimarães

T: 913 205 263

Taberna do Lopes – Steakhouse

Rua do Bom Viver, Lt. 26, Guimarães

T: 252 084 200