Campeonato de Portugal de Ralis prossegue em palco açoriano

21/03/2018

Com a 53.ª edição do Azores Airlines Rallye prossegue, de 22 a 24 de março, o Campeonato de Portugal.

A lista de inscritos deste rali, que inaugura o ERC, é volumosa – 76 equipas – e rica em R5: nada menos que 37.

Mas, apesar da quantidade, apenas o russo Alexey Lukyanuk (Ford Fiesta R5), é o piloto de maior nomeada de um cartaz que inclui vários outsiders, caso de Marijan Gribel (Peugeot 208 T R5), 2.º classificado o ano passado; Chris Ingram (Skoda Fabia R5) e Pierre-Louis Loubet (Hyundai i20 R5).

A ausência de Kajetan Kajetanowicz, campeão em título, é baixa significativa, uma vez que o polaco tenta montar programa para o WRC2.

Frank Tore Larsen (campeão norueguês de 2014), Hermann Neubauer (campeão austríaco de 2016), Fabian Kreim (atual detentor do título alemão) e Frederik Ahlin (vice-campeão britânico o ano passado) são pilotos pouco conhecidos do grande público.

Desse modo, no lote dos candidatos ao triunfo, perfilam-se os vencedores das últimas edições da prova insular: Ricardo Moura e Bruno Magalhães, ambos em Skoda Fabia R5. O despique com Lukyanuk promete…

O piloto de Ponta Delgada corre em casa, com acrescida moralização, mercê do triunfo inquestionável em Fafe e com novo argumento.

«Apesar de no início do ano ter definido não trocar de carro, após o Rali Serras de Fafe colocámos o Ford Fiesta no mercado. Fruto de um esforço proveniente de vários intervenientes, foi possível concretizar o negócio em tempo útil para estrear um Fabia R5 na prova mais importante da nossa agenda desportiva de 2018», explicou Ricardo Moura.

«Esperamos no decorrer do rali ir conhecendo o carro, de forma a que haja uma rápida adaptação, para que possamos ter um ritmo em crescendo ao longo da prova», acrescentou.

Bruno Magalhães, atual vice-campeão europeu, já ganhou nos Açores por três vezes e quer somar novo triunfo. «Temos todas as potencialidades para fazer parte do grupo dos favoritos e queremos entrar com o pé direito num num rali que conheço bem, tal como o Skoda, o que é uma diferença importante», referiu Bruno Magalhães.

ARC Sport tenta o tri

Ambos os pilotos portugueses estão integrados na estrutura da ARC Sport, equipa que garante assistência oito carros entre eles o Skoda Fabia R5 de Aloísio Monteiro, empenhado em programa europeu, bem como os Ford Fiesta R5 de Joaquim Alves e de Pedro Almeida, que dispõe do carro ganhador em Fafe.

«É, sem dúvida, um grande desafio, mas estamos confiantes e otimistas», confessou Augusto Ramiro, o responsável pela estrutura de Aguiar da Beira, que procura o tri no rali açoriano.

Outro vencedor do rali de S. Miguel é Bernardo Sousa que regressa para se estrear com o Citroën DS3 R5, uma aposta, em primeira instância, do piloto da Madeira para o campeonato dos Açores.

Em termos de Campeonato de Portugal, há várias e significativas ausências, caso de Miguel Barbosa, Armindo Araújo, Pedro Meireles e João Barros.

Dos pilotos melhor colocados no campeonato, José Pedro Fontes. 3.º em Fafe, conta com um Citroen DS3 R5 «num expoente de evolução que permite um bom rendimento em terra».

Após a estreia com o Hyundai i20 R5, Carlos Vieira admitiu que «conseguimos evoluir o carro, que demonstra estar na plenitude, renovando a nossa confiança num bom resultado».

Empenhado em conseguir um bom resultado, que faça esquecer os problemas mecânicos sentidos em Fafe, Ricardo Teodósio adiantou que « trabalhámos muitos ao nível das suspensões, tendo encontrado afinações muito positivas. Acho que o carro está no ponto e quero tentar andar o que sabemos e o que podemos», sublinhou o piloto algarvio.

Nas 2 RM (Duas Rodas Motrizes) o jovem Pedro Antunes (Peugeot 208 R2) chegou aos Açores na liderança. «Conto com a experiência acumulada no ano anterior para estarmos o mais competitivos possível»,

Gil Antunes (Renault Clio R3T) centra as suas principais ambições no Campeonato de Portugal, apesar de inscrito no ERC3.

«Vamos tentar fazer um bom resultado em ambas as frentes, mas neste momento a nossa prioridade é o campeonato de Portugal», adiantou o piloto de Sintra.

Quanto a Paulo Neto (Citroën DS3 R3T), «lutar por um lugar no pódio» é o objetivo neste rali em que Diogo Gago (Peugeot 208 R2) está de tregresso com o experiente Miguel Ramalho ao lado.

Programa

O rali tem início no dia 22 (5.ª feira), após ter decorrido, na véspera, à noite, o tradicional «city show», uma prova especial no centro de Ponta Delgada, sem contar para a classificação

Três classificativas — Lagoa Stage, Vila Franca/São Brás e Grupo Marques – constam do programa do 1.º dia. Na 6.ª feira (dia 23) dupla passagem por Pico da Pedra Golfe, Feteiras Meo e Sete Cidades.

Na última etapa (dia 24), a tradicional e seletiva ronda pelos troços do Nordeste da ilha de S. Miguel: Graminhais e Tronqueira por duas vezes, e ainda uma única passagem novamente em Grupo Marques e Vila Franca/São Brás, antes do pódio, nas Portas da Cidade de Ponta Delgada, às 18.26 horas locais (19.26 horas no continente).

Ao todo, 15 classificativas (total de 207,44 km).

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