O sistema foi apresentado este sábado na prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA, no Kartódromo de Baltar, numa iniciativa conduzida pelo engenheiro português Nuno Costa, que coordena o departamento de segurança da FIA, em Genebra (Suíça).
“Na FIA analisámos milhares de acidentes todos os anos, em todas as disciplinas do automobilismo e do karting, e no fundo chegámos à conclusão que este elemento de segurança pode minimizar significativamente o risco de lesões nas categorias mais pequenas do Karting”, referiu Nuno Costa em Baltar. “Em qualquer acidente, temos sempre duas variáveis principais: a massa e a velocidade. A única que é permanente é a massa, pois a velocidade não conseguimos controlar. No fundo, com este sistema tentámos diminuir a massa que está em contacto com o corpo do piloto, principalmente a cabeça, em caso de capotamento.”
Na apresentação em Baltar estiveram Ni Amorim e João Rito, respetivamente presidente e responsável para o Karting da FPAK, assim como pilotos, pais e diversos responsáveis de equipa do Karting nacional, que foram unânimes em reconhecer a importância de um sistema que, segundo a FIA, poderá ser adaptado à maioria dos chassis atuais.
“Nos testes que fizemos descobrimos que bastam apenas três centímetros de proteção acima da cabeça do piloto para fazer a diferença na prevenção de lesões graves. E qualquer sistema que reduza o risco no Karting, como já aconteceu com os para-choques obrigatórios há uns anos, é sempre uma inovação importante”, apontou Nuno Costa, que começou por ser comissário no Clube Automóvel do Minho antes de começar a trabalhar na FIA.
