Com sete vitórias em oito provas, João Fonseca confirmou o seu domínio no Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, chegando ao segundo título absoluto da sua carreira. A Rampa de Boticas, que é candidata a receber uma competição internacional em 2020, foi o palco da consagração do piloto da Covilhã, que encetou um animado duelo com José Correia, cada vez mais competitivo com o protótipo Osella, com ambos a terminarem separados por escassos 0,526s.
“Vinha para Boticas sem pretensões claras de chegar à vitória, a prioridade era terminar a prova e garantir um ponto para sermos campeões”, referiu João Fonseca no pódio de Boticas. “Nem sequer trouxemos pneus novos e fizemos os treinos sempre com muita cautela. Tentei atacar um pouco mais nas subidas de prova e, felizmente, correu tudo bem. Pudemos festejar este título com mais uma vitória, a sétima da temporada. Quem está de fora pode achar que foi fácil, mas ultrapassei vários problemas esta época. Só o facto de estar à partida em cada prova foi uma luta, principalmente em termos financeiros”, revelou o novo bicampeão nacional, que recebeu o apoio de uma comitiva vinda da Covilhã.
Na sua época de estreia com um protótipo, José Correia terminou o ano a lutar pelas vitórias à geral, tendo sido o mais rápido nas subidas de treinos no sábado, antes de João Fonseca assumir o comando nas três subidas de prova. O piloto de Braga, campeão nacional de GT e vice-campeão absoluto em 2018, terminou a época no 3.º lugar do campeonato.
Hélder Silva esteve desta vez mais longe dos primeiros lugares e foi o 3.º classificado em Boticas, confirmando o seu vice-campeonato numa época onde se estreou a ganhar na Montanha, na Rampa Porca de Murça.
Já consagrado como campeão da competitiva categoria Turismos, Luís Nunes levou o Ford Fiesta ST R5+ ao 4.º lugar absoluto, na frente de dois protótipos, e a mais um triunfo nos Turismos. O piloto transmontano ficou na frente do KIA C’eed de outro piloto da região, o flaviense Luís Delgado, seguindo-se os BRC de Nuno Guimarães, que completou o pódio dos Protótipos, e de António Rodrigues.
O Porsche 997 GT3 Cup de Pedro Marques foi o único GT presente em Boticas, terminando no 12.º lugar, enquanto Carlos Oliveira levou o espetacular Ford Sierra RS Cosworth ao triunfo no Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha, onde o campeão absoluto foi Ricardo Loureiro, que tinha sofrido um despista na prova anterior, na Arrábida.
O jovem Francisco Milheiro, ao volante de um Peugeot 106, foi o mais rápido na Taça de Portugal de Montanha, enquanto José Pedro Figueiredo, num Datsun 1200, triunfou na Taça de Clássicos.
FOTOS: Zoom Motorsport