O belga Grégoire Munster (Hyundai i20 R5) é um dos inscritos no Rali Fafe Montelongo
O Rali Fafe Montelongo, terceira prova do FIA ERC (European Rally Championship), na estrada nos dias 3 e 4 de outubro, apresenta uma lista de 38 inscritos, entre os quais os principais protagonistas deste campeonato e seis equipas portuguesas.

O russo Alexey Lukyanuk (Citroen C3), o sueco Oliver Solberg (VW Polo GTI) e o irlandês Craig Breen (Hyundai i20), primeiros classificados do Europeu, surgem como principais candidatos à conquista do triunfo neste rali que conta com 23 R5.

Na categoria principal estão inscritos três pilotos portugueses — Aloísio Monteiro (Skoda Fabia), João Barros (Citroën C3) e José Paula (Peugeot 208 T16 — a que se juntam Pedro Almeida (Peugeot 208 R4), Mário Castro (Ford Fiesta R2) e Manuel Pereira (Peugeot 208 R2), todos na classe RC4.

Para Carlos Cruz, presidente do Demoporto/Clube de Desportos Motorizados do Porto, organizador da prova, «olhando aos tempos conturbados que hoje se vivem no mundo, como consequência da Covid-19, é uma excelente lista de inscritos e constitui uma espécie de recompensa para todo o trabalho e empenho na montagem desta prova em menos de um mês e meio», sublinhou.

Seis especiais com tripla passagem

A estrutura da prova tem por base tripla passagem pelos troços de Montim (6,92 km); Anjos (14,13 km), a especial mais extensa, e Queimadela/Travassós (10,88 km) no sábado (3 de outubro).

As especiais Várzea Cova (6,60 km), Monte (11,72 km) e Guilhofrei (10,73 km), a percorrer também em tripla passagem, constam do programa de (dia 4 de outubro).

Ao todo, 18 classificativas somando 182,94 km.

O rali conta igualmente para o Campeonato de Portugal de Clássicos e Campeonato Norte.

Transmissões televisivas e apelo ao público para ficar em casa

Face ao estado de contingência em vigor em Portugal e ao imperativo cumprimento de um conjunto de regras emanadas da Autoridade de Saúde como da FIA e da FPAK, o público é aconselhado a assistir à prova através das transmissões televisivas do canal Eurosport.

O Eurosport Events, promotor do FIA ERC e o Demoporto, em conjunto com os municípios de Fafe e de Vieira do Minho, tem prevista uma grelha alargada de transmissões diretas de várias classificativas e ainda de noticiários específicos no decurso da prova.

A presença de público está vedada no parque de assistência, em Fafe, e não se realizarão a habitual cerimónia de partida no centro da cidade e a superespecial, Aliás, haverá ainda outras restrições. O acesso de espetadores ao início e ao final das especiais não será permitido pelas autoridades policiais.

Portanto, o melhor mesmo é seguir o rali pela televisão, uma vez que a organização está a trabalhar no sentido de garantir que os adeptos possam, a partir de casa, acompanhar em tempo real as incidências da prova através das redes sociais e da web oficial, entre outros dispositivos.

Saber mais em:

http://www.demoporto.com/