O Team Norte e Patrão em pista: experiência em vários andamentos

15/12/2019

Mário Patrão (KTM) em com José João Magalhães (Caterham) no circuito Vasco Sameiro (Braga)
O circuito Vasco Sameiro, em Braga, foi palco de uma jornada singular, que reuniu em pista os automóveis do Team Norte e a KTM 450 Rally de Mário Patrão, já em contagem decrescente para o Dakar.

O programa idealizado por Luís Lisboa, mentor e piloto da equipa nortenha, para colocar ponto final na temporada desportiva, acabou por ser prejudicado pela chuva intensa, que de algum modo trocou as voltas aos participantes. Comum a todos, o patrocinador Bahco, fabricante de ferramentas e acessórios.

Ao longo da época, o Team Norte participou com cinco Caterham no empolgante campeonato Super 7 by Toyo Tires: os irmãos Luís e Duarte Lisboa; Paulo e Diogo Costa e José João Magalhães, piloto de topo com largo currículo e multifacetada carreira nas competições monomarca aquém e além-fronteiras.

Noutro domínio – Kia Picanto GT Cup — , os jovens David Matos Chaves e Luís Maria Lisboa dividiram a condução de um Kia Picanto; ao volante do outro carro do Team Norte esteve Francisco Coutinho, igualmente sucessor de um nome famoso do panorama nacional dos ralis.

Dos Açores veio outro jovem – Rafael Botelho –, piloto de Ponta Delgada que fez dupla com Rui Raimundo no Citroën DS3 R3T, na época em que somou o 46.º rali consecutivo sem desistir, tendo conquistado, no campeonato regional, o título da categoria RC3 e o 3.º lugar absoluto nas 2 RM.

Os jovens pilotos David Matos Chaves e Luís Maria Lisboa, estiveram de serviço ao volante do Kia Picanto GT Cup

No Vasco Sameiro, a exceção aos veículos de quatro rodas foi a KTM 450 Rally de Mário Patrão, pronta para acelerar num duelo com os Caterham. Mas, a chuva esfriou ânimos e exigiu alguma moderação em pista…

A opção mais confortável foram os co-drives efetuados por David Matos Chaves e Luís Maria Lisboa, pilotos que, embora com estilos de condução diferentes, provaram ao volante do Kia Picanto GT Cup, que a evolução tem sido rápida.

O estado encharcado da pista não os atemorizou e ambos mostraram particular à vontade e determinação a tirar o melhor partido de um carro divertido, com 150 cavalos de potência e travões de competição.

Aliás, o bom desempenho demonstrado ao longo da temporada pode traduzir-se em aposta alargada para 2020:

«Estamos a ponderar a hipótese de um terceiro carro, ou seja, mais um, pois os miúdos estão a progredir com rapidez, mas tudo depende dos patrocinadores», adiantou Luís Lisboa ao MOTOR 24.

Troca de «montadas» em plena pista

A outro nível – Super Seven by Toyo Tires – está em marcha a reestruturação da equipa, mas «o objetivo é participar no campeonato em Portugal e fazer algumas provas lá fora, nomeadamente em Inglaterra, uma vezes que as corridas em Espanha estão integradas no calendário nacional», adiantou Luís Lisboa.

O Team Norte continuará a ter o apoio do britânico Andy McMillen.

Piloto da KTM determinado para a Arábia Saudita

O asfalto é um palco pouco natural para a KTM 450 Rally rodar. Muito menos, com tanta água a cobrir a pista, Indiferente a tais condições, Mário Patrão aproveitou para rodar.

Mário Patrão (KTM 450 Rally) em ação na pista bracarense

Para o piloto da equipa oficial KTM Factory, companheiro de equipa de Matthias Walkner, Toby Price, Sam Sunderland, Luciano Benavides e Laia Sainz, o objetivo para o próximo Dakar, na Arábia Saudita, está traçado:

«A meta é terminar e tentar alcançar bons resultados em algumas etapas. Na geral, vamos ter cerca de trinta pilotos muito fortes e bastante rápidos. De qualquer modo, aponto a uma classificação entre o 20.º e o 30.º lugar. A moto está fiável e tudo depende de como as coisas correrem aos meus colegas de equipa», referiu Mário Patrão ao MOTOR 24.
Mário Patrão, moralizado, tem como objetivo terminar o Dakar

O piloto de Seia adiantou que, este ano, no seio da estrutura da KTM o seu estatuto é «igual, mas é natural que a pressão seja maior, uma vez que o cerco aperta-se cada vez mais. O mais importante é a KTM vencer», sublinhou o motard beirão.