O programa idealizado por Luís Lisboa, mentor e piloto da equipa nortenha, para colocar ponto final na temporada desportiva, acabou por ser prejudicado pela chuva intensa, que de algum modo trocou as voltas aos participantes. Comum a todos, o patrocinador Bahco, fabricante de ferramentas e acessórios.
Ao longo da época, o Team Norte participou com cinco Caterham no empolgante campeonato Super 7 by Toyo Tires: os irmãos Luís e Duarte Lisboa; Paulo e Diogo Costa e José João Magalhães, piloto de topo com largo currículo e multifacetada carreira nas competições monomarca aquém e além-fronteiras.
Noutro domínio – Kia Picanto GT Cup — , os jovens David Matos Chaves e Luís Maria Lisboa dividiram a condução de um Kia Picanto; ao volante do outro carro do Team Norte esteve Francisco Coutinho, igualmente sucessor de um nome famoso do panorama nacional dos ralis.
Dos Açores veio outro jovem – Rafael Botelho –, piloto de Ponta Delgada que fez dupla com Rui Raimundo no Citroën DS3 R3T, na época em que somou o 46.º rali consecutivo sem desistir, tendo conquistado, no campeonato regional, o título da categoria RC3 e o 3.º lugar absoluto nas 2 RM.
No Vasco Sameiro, a exceção aos veículos de quatro rodas foi a KTM 450 Rally de Mário Patrão, pronta para acelerar num duelo com os Caterham. Mas, a chuva esfriou ânimos e exigiu alguma moderação em pista…A opção mais confortável foram os co-drives efetuados por David Matos Chaves e Luís Maria Lisboa, pilotos que, embora com estilos de condução diferentes, provaram ao volante do Kia Picanto GT Cup, que a evolução tem sido rápida.
O estado encharcado da pista não os atemorizou e ambos mostraram particular à vontade e determinação a tirar o melhor partido de um carro divertido, com 150 cavalos de potência e travões de competição.
Aliás, o bom desempenho demonstrado ao longo da temporada pode traduzir-se em aposta alargada para 2020:
«Estamos a ponderar a hipótese de um terceiro carro, ou seja, mais um, pois os miúdos estão a progredir com rapidez, mas tudo depende dos patrocinadores», adiantou Luís Lisboa ao MOTOR 24.
O Team Norte continuará a ter o apoio do britânico Andy McMillen.
Piloto da KTM determinado para a Arábia Saudita
O asfalto é um palco pouco natural para a KTM 450 Rally rodar. Muito menos, com tanta água a cobrir a pista, Indiferente a tais condições, Mário Patrão aproveitou para rodar.
Para o piloto da equipa oficial KTM Factory, companheiro de equipa de Matthias Walkner, Toby Price, Sam Sunderland, Luciano Benavides e Laia Sainz, o objetivo para o próximo Dakar, na Arábia Saudita, está traçado:
O piloto de Seia adiantou que, este ano, no seio da estrutura da KTM o seu estatuto é «igual, mas é natural que a pressão seja maior, uma vez que o cerco aperta-se cada vez mais. O mais importante é a KTM vencer», sublinhou o motard beirão.