Os vencedores do primeiro dia do Troféu Rotax em Palmela

23/03/2019

O Troféu Rotax arrancou este sábado no Kartódromo Internacional de Palmela, com a realização da primeira jornada dupla de 2019, sob a organização do Motorsport Viana Clube. A competição, como habitualmente, apurará o representante nacional de cada categoria nas Finais Mundiais Rotax, que este ano serão disputadas no Circuito Internacional de Nápoles, em Itália, entre 19 e 26 de outubro.

Face ao ano anterior, existiram mudanças quanto à fórmula de competição, passando agora disputar-se uma prova (duas finais) no sábado e outra no domingo, com os respetivos pódios a realizarem-se no final de cada dia.

Na categoria Júnior, Miguel Silva, com chassis Praga, foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca 51,625s e garantiu a pole-position para a Final 1, tendo a seu lado na grelha de partida Diogo Martins (Tonykart) que ficou apenas a 0,094s do melhor tempo. Da segunda linha, largou Tomás Ribeiro (Birel ART) e Pedro Perino (Tonykart).

Na Final 1, Miguel Silva largou então da pole-position e não mais a largou até final, tendo como adversário mais próximo Diogo Martins, que assinou a volta mais rápida em 51,827s. Tomás Ribeiro garantiu a terceira posição, enquanto Pedro Perino – que na volta inaugural esteve em segundo –, foi quarto classificado.

José Barros (Kosmic) fechou o top-5, na frente de Duarte Pinto Coelho (Tonykart) e de Matilde Ferreira (Praga), pilotos que deram muita luta ao piloto portuense.

Pedro Pinto Soares (Tonykart) foi oitavo classificado após duelo com Francisco Serôdio (Exprit) e Diogo Faria (Tonykart) encerrou o top-10, na frente de Gonçalo Moura (Tonykart), Carolina Trindade (Birel ART) e José Almeida (Tonykart).

Na Final 2, também disputada em 15 voltas, Miguel Silva voltou a arrancar da pole-position, mas Tomás Ribeiro assumiu logo a liderança e manteve-a até final, resistindo aos ataques de Miguel Silva que foi segundo classificado.

Diogo Martins, que rubricou novamente a volta mais rápida em 51,972s, levou a melhor na luta pelo terceiro lugar com José Barros, sendo o piloto do Porto o quarto posicionado.

Duarte Pinto Coelho encerrou o top-5, terminando logo a seguir Pedro Perino e Matilde Ferreira. Diogo Faria foi oitavo classificado, na frente de Gonçalo Moura e José Almeida. Francisco Serôdio e Carolina Trindade foram forçados a abandonar à passagem da sexta volta, tendo pior sorte Pedro Pinto Soares que foi obrigado a desistir após a segunda volta.

No somatório dos resultados das duas Finais, Miguel Silva triunfou ‘em casa’, enquanto Tomás Ribeiro e Diogo Martins completaram o pódio. José Barros e Pedro Perino foram os quarto e quinto classificados, respetivamente, na frente de Duarte Pinto Coelho, Matilde Ferreira, Diogo Faria, Gonçalo Moura e José Almeida que fecharam, por esta ordem, o top-10. Pedro Pinto Soares terminou na 11.ª posição, seguindo-se Francisco Serôdio e Carolina Trindade.

Categorias DD2 e DD2 Master

No que diz respeito às categorias DD2 e DD2 Master (esta para pilotos com idade igual ou superior a 32 anos), que partilharam a mesma grelha, Mariano Pires (Tonykart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados (49,461s) da DD2 e João Oliveira (Tonykart) garantiu o melhor tempo (50,228s) entre os Master.

Na Final 1, disputada em 15 voltas, Pedro Pinto largou da pole-position, mas Mariano Pires assumiu a liderança para não mais a largar, tendo o piloto de Ponte de Lima rubricado ainda a volta mais rápida com o tempo de 49,980s. Pedro Pinto cruzou a meta na segunda posição e o estreante na categoria cujos karts estão equipados com caixa de velocidades, Gonçalo Coutinho (Tonykart), foi terceiro classificado.

Vítor Mendes (Praga) viu a bandeira na quarta posição e venceu a categoria Master, enquanto João Oliveira (Tonykart) – que liderou as primeiras 10 voltas entre os Master – terminou na quinta posição, na frente de António Bravo Lima (Praga) e do estreante Mark Dinis (Birel ART).

Na Final 2, igualmente disputada em 15 voltas, Mariano Pires não alinhou. Pedro Pinto liderou de princípio a fim e assinou a volta mais rápida com o tempo de 50,159s, enquanto Gonçalo Coutinho foi segundo classificado. João Oliveira assegurou o terceiro lugar e a vitória na Master, seguindo-se Vítor Mendes, António Bravo Lima e Mark Dinis.

No somatório dos resultados das duas Finais, Pedro Pinto venceu a categoria DD2 enquanto Gonçalo Coutinho foi segundo classificado e João Oliveira terceiro, triunfando entre os Master, com os mesmos pontos de Vítor Mendes, sendo o melhor tempo obtido nos treinos cronometrados o fator de desempate. António Bravo Lima fechou o top-5 e o pódio da Master e Mark Dinis terminou na sexta posição, sendo o quarto posicionado da Master.

Categoria Sénior Max

Em Palmela, a categoria Sénior Max teve uma grelha de 13 pilotos e Guilherme de Oliveira (Tonykart) começou por ser o mais rápido nos treinos cronometrados, ao rodar em 49,802s, assegurando a pole position para a Final 1 e tendo a seu lado na primeira linha da grelha João Bazenga (Topkart), campeão madeirense em 2018 após uma ausência de sete anos, período em que praticou basquetebol. Na segunda da linha grelha partiram Diogo Marques (Tonykart) e Manuel Alves (Tonykart), ambos a 0,2s da pole position.

A Final 1 foi dominada por Guilherme de Oliveira, já que o piloto de Vila Nova de Gaia – campeão da categoria Júnior em 2018 – isolou-se do restante pelotão após a largada, registou a volta mais rápida (50,085s) e venceu a corrida com 2,937s de vantagem sobre Diogo Marques, que também rodou toda a corrida na segunda posição. Atrás do piloto de Abrantes, Gabriel Caçoilo (FA) chegou a ocupar o terceiro lugar mas um incidente com João Bazenga permitiu a Manuel Alves ascender ao derradeiro lugar do pódio, recuperando três posições após ter caído para sexto no arranque. João Bazenga terminou a Final 1 no quarto posto, enquanto o holandês Jesse Doorgest (Tonykart) completou o top 5, na frente de Miguel Corsino (Exprit) e do azarado Gabriel Caçoilo.

Após ter rodado em 10.º, Rodrigo Lessa (Tonykart) conseguiu recuperar até ao oitavo lugar, Afonso Trindade (Tonykart) foi nono e Alexandre Almeida (Tonykart) fechou o top 10. Seguiram-se Diego Sirgado (CRG), Dennis Oliveira (Tonykart) e Leonardo Guimarães (Tonykart), que completaram a classificação da Final 1.

Na Final 2, Manuel Alves fez um bom arranque e liderava a corrida no final da primeira volta, embora Guilherme de Oliveira tenha passado para o comando logo na volta seguinte. A partir daí, voltou a assistir-se ao domínio do piloto de Vila Nova de Gaia, que registou a volta mais rápida (50,423s) e venceu com um avanço superior a oito segundos para a concorrência. Manuel Alves e Diogo Marques discutiram as posições seguintes do pódio, com vantagem para o piloto da Trofa, enquanto mais atrás João Bazenga repetiu o quarto lugar da corrida anterior. Gabriel Caçoilo conseguiu desta vez integrar o top 5, terminando na frente do holandês Jesse Doorgest, Miguel Corsino, Rodrigo Lessa, Alexandre Almeida, Afonso Trindade, Diego Sirgado, Dennis Oliveira e Leonardo Guimarães.

No somatório dos resultados das duas Finais, Guilherme de Oliveira foi o vencedor da primeira prova do ano na Sénior Max, sendo acompanhado no pódio de Palmela por Diogo Marques e Manuel Alves. O holandês Jesse Doorgest foi o quarto classificado e João Bazenga fechou o top 5 no seu regresso às provas no continente. Gabriel Caçoilo foi o sexto classificado final, Miguel Corsino foi sétimo, enquanto Rodrigo Lessa, Afonso Trindade e Alexandre Almeida também terminaram dentro do top 10, por esta ordem. Diego Sirgado foi o 11.º classificado, Dennis Oliveira foi 12.º e Leonardo Guimarães completou a classificação após as duas corridas deste sábado.

Categoria Mini-Max

Em Palmela, a categoria Mini-Max teve uma grelha de 11 pilotos e José Pinheiro (Praga) começou por estabelecer o melhor tempo nos treinos cronometrados, ao rodar em 53,631s, e tendo Miguel Couteiro (Parolin) a seu lado na primeira linha da grelha (a escassos 0,014s da pole), enquanto na segunda linha partiam João Oliveira (Tonykart) e Pedro Rilhado (Birel ART).

A Final 1 foi uma das corridas mais emocionantes do dia, já que a luta pela vitória envolveu vários pilotos e durou mesmo até à bandeirada de xadrez. Miguel Couteiro foi o primeiro líder da corrida mas Adrián Malheiro (Praga), que largou do sexto posto, foi subindo posições e assumiu o comando à quinta volta. O piloto luso-espanhol foi muito pressionado por João Oliveira, que conseguiu passar momentaneamente para a liderança na penúltima volta, mas Malheiro recuperou o comando logo de seguida e foi o primeiro a ver a bandeira de xadrez. O espanhol Guillermo Pernía aproveitou a emocionante volta final para ascender ao segundo lugar – com a volta mais rápida da corrida (54,136s) -, terminando na frente de João Oliveira, que assim completou o pódio na primeira Final da época. José Pinheiro foi o quarto classificado, na frente de Miguel Couteiro, líder inicial da corrida mas que fechou o top 5, logo na frente de Pedro Rilhado e Diogo Castro (Formula K). João Pinto Coelho (Tonykart), João Dinis (Birel ART) e Henrique de Oliveira (FA) completaram o top 10, enquanto Tomás Rodrigues (Tonykart) foi forçado a abandonar à quinta volta.

Na Final 2, Miguel Couteiro voltou a ser o mais rápido no arranque e liderou as primeiras duas voltas, altura em que foi ultrapassado por Adrián Malheiro. A partir daí, o luso-espanhol controlou depois o avanço para os seus perseguidores e assegurou uma impressionante dobradinha em Palmela, atendendo a que largou do sexto lugar da grelha nas duas corridas. Guillermo Pernía conseguiu superar João Oliveira e estes dois pilotos repetiram as posições da corrida anterior, enquanto Miguel Couteiro foi desta vez o quarto classificado, na frente de José Pinheiro e Pedro Rilhado. Mais atrás, Diogo Castro foi o sétimo classificado, Henrique de Oliveira garantiu oitavo lugar, João Coelho foi nono, João Dinis foi décimo e Tomás Rodrigues cortou a meta no 11.º lugar.

No somatório dos resultados das duas corridas, Adrián Malheiro começou a época da Rotax no lugar mais alto do pódio, seguido do jovem espanhol Guillermo Pernía e de João Oliveira. José Pinheiro e Miguel Couteiro terminaram nas posições seguintes, com os mesmos 97 pontos, mas com vantagem para o jovem piloto de Guimarães devido ao resultado obtido nos treinos cronometrados. Pedro Rilhado foi o sexto classificado, Diogo Castro terminou no sétimo lugar, na frente de João Coelho, Henrique de Oliveira, João Dinis e Tomás Rodrigues.

Categoria Micro-Max

Na categoria Micro-Max, João Maria Gouveia, com chassis Praga, foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca 56,143s e garantiu a pole-position para a Final 1, tendo a seu lado na grelha de partida Salvador Trindade (Birel ART). Da segunda linha, largou o espanhol Christian Costoya – campeão em título – e Rodrigo Vilaça, pilotos que ficaram separados por milésimos de segundo.

Na Final 1, João Maria Gouveia largou então da pole-position e foi alternando a liderança com Christian Costoya. Contudo, a partir do meio da corrida o piloto de Lisboa assumiu o comando e não mais o largou até à bandeira xadrez. Costoya foi segundo classificado e Rodrigo Vilaça (Tonykart) garantiu a terceira posição, na frente do ‘rookie’ Gonçalo Pereira (Praga) – que assinou a volta mais rápida em 57,449s – e de Salvador Trindade (Birel ART).

Martim Marques (Tonykart) alcançou um positivo sexto lugar, na frente de Lourenzo Campos (Praga), Pedro Barbosa (EKR), do madeirense Martim Menezes (FA), Pedro Moura (RS) e Afonso Pinto Soares (Birel ART).

Na Final 2, também disputada em 12 voltas, João Maria Gouveia arrancou novamente da pole-position, mas foi Rodrigo Vilaça a liderar as duas primeiras voltas, tendo o piloto de Lisboa depois regressado ao comando. À quinta volta, foi a vez de Salvador Trindade passar a liderar para a frente da corrida e manteve-se até final, apesar das investidas de Christian Costoya e de João Maria Gouveia – que rubricou a volta mais rápida em 57,208s – que acabaram por ser os segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Gonçalo Pereira garantiu o quarto lugar, Rodrigo Vilaça fechou o top-5 e Martim Menezes terminou logo a seguir. Lourenzo Campos e Marim Marques estiveram na luta pelo sétimo posto, com vantagem para o primeiro, Pedro Moura foi nono classificado, na frente de Pedro Barbosa e Afonso Pinto Soares.

No somatório dos resultados das duas Finais, João Maria Gouveia venceu a prova, Christian Costoya foi segundo classificado e Salvador Trindade completou o pódio. Rodrigo Vilaça e Gonçalo Pereira fecharam o top-5, respetivamente, enquanto Martim Marques foi sexto classificado na frente de Martim Menezes, Pedro Barbosa, Pedo Moura e Afonso Pinto Soares.

Categoria Micro-Academy

Em Palmela, a categoria Micro Academy teve uma grelha de sete pilotos e Tomás Gomes foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, rodando em 57,550s e assegurando a pole position para a Final 1. O jovem piloto de Braga teve Tomás Lobo (DR) a seu lado na primeira linha da grelha, enquanto da segunda linha partiram Afonso Ferreira (Praga) e o espanhol Gonzalo Pernía (Tonykart), irmão mais novo de Guillermo Pernía, que alinha na categoria Mini.

Na Final 1, Tomás Gomes confirmou o seu favoritismo pois venceu a corrida na frente de Afonso Ferreira, que ainda tentou pressionar o jovem bracarense na fase final, obtendo a volta mais rápida da corrida (57,849s). Estes dois pilotos conseguiram abrir uma vantagem sobre David Luís (FA), que rodou sozinho no terceiro lugar mas que viria a ser desclassificado no final, devido a uma irregularidade técnica. Com isso, Gonzalo Pernía terminou no derradeiro lugar do pódio, seguido do compatriota Oliver Doctor (Energy), enquanto João Pereira (Birel ART) completou o top 5, depois de um incidente que atrasou Tomás Lobo.

Na Final 2, Tomás Gomes voltou a arrancar na frente e conseguiu isolar-se do restante pelotão, deixando Tomás Lobo e Afonso Ferreira numa interessante discussão pelo segundo lugar. Depois de registar a volta mais rápida (57,868s), Tomás Gomes chegou mesmo à dobradinha nas Finais de sábado, vendo a bandeira de xadrez com 5,405s de avanço sobre Tomás Lobo, que assim conseguiu vingar o azar da primeira corrida. Afonso Ferreira terminou colado ao jovem algarvio, no terceiro lugar, enquanto João Pereira foi um tranquilo quarto classificado, na frente de David Luís, que foi recuperando posições ao longo da corrida. Os espanhóis Gonzalo Pernía e Oliver Doctor fecharam a classificação desta Final 2.

No somatório dos resultados das duas corridas, Tomás Gomes foi o vencedor deste primeiro dia da Micro Academy em Palmela, sendo acompanhado no pódio final por Afonso Ferreira e Tomás Lobo. Também no top 5 terminaram o espanhol Gonzalo Pernía e João Pereira, seguidos por Oliver Doctor e David Luís.

Amanhã, entre as 08h30 e as 15h30 cumpre-se o segundo dia de competição desta primeira jornada dupla do Troféu Rotax.

Todas as classificações disponíveis em http://www.apex-timing.com/goracing/results.php?path=/korridas/2019/palmela/.

FOTOS: Alexandre Araújo / HelloFoto