Hélder Oliveira garante metade da época

O pódio (3.º lugar) na Baja do Pinhal soube a pouco para Hélder Oliveira. O atraso no primeiro dia de prova, em parte ditado pelo número alto que lhe foi atribuído, como fez questão de referir, impediu melhor desempenho do piloto de Barcelos.

Satisfeito com a evolução do MiniPaceman preparado pela CaTTivaSport de José Henrique Silva, o piloto nortenho adiantou ao MOTOR 24 que «as três primeiras provas do campeonato estão confirmadas. De momento, estou a tentar viabilizar, com muito empenho, a participação na quarta prova, que se desenrola no norte. Era importante particpar», acrescentou Hélder Oliveira, que voltou a fazer dupla com Pedro Pires de Lima.

Paulo Rui Ferreira repete programa

O piloto leiriense Paulo Rui Ferreira gizou, para esta temporada, um programa idêntico ao de anos anteriores, ou seja, participação em algumas provas do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AFN e o regresso ao deserto, três anos volvidos sobre o grave acidente na Tunísia.

A escolha recaiu no Morocco Desert Challenge, entre os dias 15 a 22 de abril. Ao todo, oito etapas na prova marroquina, a maioria com partida e chegada a Merzouga, Zagora e Mhamid.

No domínio nacional, Paulo Rui Ferreira tem em mente alinhar nas provas de Reguengos de Monsaraz, Idanha-a-Nova e Portalegre 500

A Toyota Hilux continua a ter prepara-ão e assistência a cargo da M Racing Portugal, sediada em Montemor-o-Novo.

A estrutura liderada pela família Russo (pai e filho) marca ainda presença nos campeonatos de Portugal com Alejandro Martins e Luis Recuenco, ambos em Toyota Hilux, acompanhando igualmente o piloto espanhol no campeonato do país vizinho.

André Amaral mais motivado

Presença habitual nos últimos anos em, praticamente, todas as provas, André Amaral teve início de época azarado e não concluiu a Baja do Pinhal. O início até foi prometedor, apesar de ter apanhado um concorrente mais lento, «que fez perder dois minutos», como referiu o piloto de Barcelos, que ocupava o 7.º lugar no final do SS2 (Setor Seletivo 2).

Mas, André Amaral estava mais satisfeito com o Mercedes Proto, que deu mostras de maior competitividade e fiabilidade.

«O motor foi melhorado e temos novas afinações. Embora partindo da mesma base, o set up é novo. De qualquer modo, o conjunto está mais fiável, sublinhou o piloto nortenho que continua fazer dupla com o algarvio Nelson Ramos.

César Sequeira estreia Mini

O portalegrense César Sequeira, bicampeão nacional da categoria T2, foi uma das ausências notadas na baja da Escuderia Castelo Branco.

O piloto, que habitualmente faz equipa coma filha Tânia, vai estrear-se na categoria T1 ao volante de um Mini Paceman, idêntico ao utilizado por Hélder Oliveira, mas não está ainda definida qual a prova de início dessa nova fase da carreira.

«Provavelmente, será lá mais para meio da época», adiantou César Sequeira.

560 Engineering em frente ibérica

A 560 Engineering, em fase de consolidação do projeto iniciado há três anos, continua a marcar presença nos campeonatos de Portugal e de Espanha.

Trata-se de uma estrutura que garante suporte em termos de engenharia, desenvolvimento, manutenção e peças.

No plano nacional, graças a parceria com a CaTTiva Sport, todos os esforços estão concentrados no Mini Paceman, que Hélder Oliveira está a utilizar, desenvolvendo este projeto.

Quanto ao país vizinho, o trabalho está centrado no Mercedes Proto, ex-Tiago Reis, adquirido por Jordi Gaig.