Ninguém pára Rui Ramalho. O campeão nacional de Montanha está a caminho do seu segundo título absoluto, tendo obtido a quarta vitória em quatro provas esta época, após dominar a Rampa de Santa Marta, em Santa Marta de Penaguião.
Na região do Douro Vinhateiro e sob intenso calor, Rui Ramalho voltou a não ter adversários à altura e terminou com 11,827s de vantagem sobre o segundo classificado, Hélder Silva, rodando ainda em 1m47,250s na sua melhor subida de prova.
O piloto do Juno, por sua vez, conseguiu o primeiro pódio de uma época que até não tinha começado da melhor forma, devido a despiste na Rampa da Penha. Em Santa Marta de Penaguião, Hélder Silva bateu os outros dois protótipos em prova, o BRC CM02 de Nuno Guimarães e o BRC 05 Evo de Joaquim Rino, com estes a terminarem separados por escassos 0,044s.
O regressado Gonçalo Manahu (Porsche) conseguiu ser o melhor piloto dos GT, terminando no quinto lugar da geral, após mais um interessante duelo com o Nissan de José Correia. Na derradeira subida de prova, o GT-R Nismo GT3 sobreaqueceu por estar demasiado tempo parado na zona de partida, em virtude do despiste de Pedro Coelho Saraiva, que obrigou mesmo o piloto do Hyundai i20 R5 a ser transferido para o hospital.
Além de Pedro Coelho Saraiva, também Luís Silva (Citroën DS3 R5) e Pedro Marques (SEAT León TCR) sofreram despistes no fim de semana transmontano, felizmente sem consequências de maior para ambos.Manuel Correia volta a vencer nos Turismos
Entre os dois GT presentes na Rampa de Santa Marta terminou o Ford Fiesta R5+ de Manuel Correia, que voltou a ganhar entre a competitiva categoria de Turismos. O piloto de Braga superou um problema no seletor da caixa de velocidades no Fiesta R5+ e terminou na frente do Audi RS3 LMS de Luís Nunes, que por sua vez venceu a Divisão 4 dos Turismos.
Joaquim Teixeira também sofreu alguns problemas mecânicos no seu SEAT León no sábado mas no domingo conseguiu fazer duas subidas em 1m59s e garantiu o derradeiro lugar do pódio nos Turismos, além de mais um triunfo na Divisão 3. O top 10 da geral ficou completo com o Subaru Impreza de Hugo Araújo, que terminou na frente do azarado Pedro Coelho Saraiva.
Mostrando mais uma vez a sua enorme resiliência, o ex-campeão nacional Paulo Ramalho voltou a ser o único inscrito no Grupo CN, ao volante do Osella PA 21S Evo, enquanto José Pedro Gomes (Ford Escort Mk2) acumulou mais uma vitória no Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha.
FOTOS: Zoom Motorsport
CLASSIFICAÇÃO – RAMPA DE SANTA MARTA