Rui Ramalho sagra-se bicampeão de Montanha na Rampa de Murça

29/07/2018

Foi em Murça que Rui Ramalho conquistou o segundo título consecutivo

Sem espinhas. Rui Ramalho (Osella PA2000 Evo2) garantiu o seu segundo título absoluto no Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, mantendo a invencibilidade em 2018. Na tradicional Rampa Porca de Murça, Hélder Silva (Juno CN09) e José Correia (Nissan GT-R Nismo GT3) também subiram ao pódio absoluto.

Apesar do interessante e variado parque automóvel que compete no Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, o título absoluto da competição há muito parecia estar ‘destinado’ a Rui Ramalho, tal o domínio do piloto do Porto logo desde as primeiras provas da temporada.

Durante a sexta e antepenúltima jornada da época, a tradicional Rampa Porca de Murça, o cenário não foi muito diferente e Rui Ramalho nem precisou de alinhar na terceira subida de prova para garantir a conquista matemática do seu segundo título consecutivo, deixando o seu adversário mais próximo, Hélder Silva, a 7,357s.

Hélder Silva (Juno CN09) foi o adversário mais próximo de Rui Ramalho

O piloto do Osella rodou em 2m06,446s na segunda subida de prova, enquanto Hélder Silva estabeleceu a marca de 2m11,269s na derradeira subida, averbando mais um segundo lugar absoluto e na categoria de Protótipos.

O pódio absoluto ficou completo com José Correia, ao volante do popular Nissan Nismo GT-R GT3, que também está cada vez mais próximo de revalidar o seu título nacional de GT, além de ter conseguido subir ao segundo lugar absoluto do campeonato.

José Correia voltou a colocar o Nissan GT-R Nismo GT3 no pódio absoluto

Nuno Guimarães colocou o BRC CM02 no quarto posto absoluto (3.º entre os Protótipos), terminando muito próximo do Nissan de José Correia.

Nuno Guimarães (BRC CM02) terminou no 4.º lugar

Na competitiva categoria de Turismos, Joaquim Teixeira conseguiu a primeira vitória do ano ao volante do SEAT León Mk3, após um intenso duelo com o Audi RS3 LMS de Luís Nunes, o mais forte na Divisão 4 dos Turismos.

Desta vez, Manuel Correia (Ford Fiesta R5+) teve de contentar-se com o derradeiro lugar do pódio nos Turismos e com mais um triunfo na Divisão 2, imediatamente na frente do Citroën DS3 R5 de Luís Silva.

Joaquim Teixeira (SEAT León Mk3) venceu entre os Turismos

Seguiu-se o Volkswagen Golf GTi de Daniel Teixeira, que acompanhou o pai Joaquim Teixeira no pódio da Divisão 3 dos Turismos, enquanto Pedro Marques (SEAT León TCR) completou o top 10 absoluto, na frente da jovem rookie Gabriela Correia (SEAT León Mk3).

Murça é uma das rampas com tradição no calendário nacional

O regressado Pedro Coelho Saraiva, que tinha sofrido um acidente ao volante do Hyundai i20 R5 na Rampa de Santa Marta, levou o Mitsubishi Lancer Evo IX ao triunfo na Divisão 1 dos Turismos, enquanto Luís Delgado venceu a prova do Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha com o espetacular Ford Fiesta RS500.

Luís Delgado e o Ford Sierra RS500 deram espetáculo nos Clássicos

A sétima e penúltima prova do Nacional de Montanha será a Rampa da Senhora da Graça, também na região transmontana, agendada para os dias 8 e 9 de setembro.

O calor e a boa disposição marcaram o fim de semana em Murça

CLASSIFICAÇÃO – RAMPA PORCA DE MURÇA

FOTOS: Zoom Motorsport / FPAK