Baja TT de Loulé: Triunfo sorriu a Alejandro Martins

09/04/2018

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Pleno de determinação e muito empenhado em chegar ao triunfo, Alejandro Martins (Toyota Hilux) conseguiu, com a pontinha de sorte que lhe faltou noutras ocasiões, impor-se na Baja TT de Loulé.

A 2.ª prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AFN não foi, em termos desportivos, uma prova emotiva, sem mutações constantes nos lugares de topo. A supremacia de João Ramos acentuou-se desde o prólogo, mas os imponderáveis fazem parte do jogo e o piloto nortenho viu-se traído pela caixa de velocidades da Toyota Hilux quando já quase fazia a festa…

Para a prova do Clube Automóvel Algarve não arrancou Nuno Matos. Ausência significativa, mas justificada pelo campeão nacional de 2016 com a não solução, em tempo útil, do problema (transmissão) ocorrido na Baja do Pinhal.

«As peças não chegaram a tempo. Tentámos um plano B, mas após teste efetuado, desmontámos o diferencial e vimos que já estava degradado. Ficámos sem alternativa, foi pena, mas acabamos por ganhar tempo para preparar a prova seguinte», referiu o piloto do Opel Mokka Proto.

Com um candidato aos lugares cimeiros de fora, o líder do campeonato – João Ramos – contava com menos um adversário na corrida para uma vitória que o piloto da Toyota teve, praticamente, na mão.

«Fui o mais rápido em todos os subsetores até que, infelizmente a caixa de velocidades cedeu, sendo obrigado a percorrer os últimos 95 km só em terceira e quarta velocidades», explicou João Ramos, que perdeu quatro minutos e desceu para o 5.º lugar.

Depois de ter dominado a prova, Ramos acabou em lugar secundário, embora mantenha – com sete pontos de vantagem –a liderança do campeonato.

João Ramos (Toyota) terminou no 5.º lugar

Sem baixar os braços, sem problemas na Toyota e nunca perdendo de vista o líder, Alejandro Martins, em dupla com José Marques acabou por conquistar o primeiro triunfo da época e segunda da carreira, após o êxito alcançado, o ano passado, na Baja do Pinhal.

«Lutei muito por esta vitória. Sei por experiência própria que qualquer corrida só termina mesmo no fim e até lá é sempre possível acontecer um qualquer percalço. O importante é sempre estar o mais perto possível de quem lidera e foi isso que fizemos ao longo de toda a corrida», sublinhou Alejandro Martins.

Quando no derradeiro troço ultrapassámos, ao km 110, a Toyota do João Ramos percebemos que ele estava com problemas; mas, desconhecíamos qual a sua grandeza», sublinhou o vencedor.

«Todavia, sabíamos que já lhe tínhamos ganho dois minutos e era preciso forçar o andamento para assegurar a vitória nos poucos quilómetros que faltavam. Demos o nosso melhor e tudo correu bem», acrescentou Alejandro Martins, grato à equipa MRacing Portugal que classificou de «fantástica».
Alejandro Martins (Toyota) conquistou a 2.ª vitória da carreira em termos absolutos

 

 

 

Vice-liderança renhida

A regularidade de Hélder Oliveira, de novo com o Mini Paceman da CaTTiva Sport, acabou por traduzir-se no 2.º lugar, após uma prova em que «tivemos de imprimir, desde cedo, um ritmo muito forte. A primeira parte do troço derradeiro estava um pouco dura devido à passagem dos SSV, mas a segunda metade era um pouco mais rápida e aí tivemos mesmo de forçar o andamento para tentar chegar à segunda posição», referiu o piloto de Barcelos, com os olhos postos na vice-liderança do campeonato, posição a que ascendeu, ainda que em igualdade pontual.

«Queremos segurar este lugar até final do campeonato», adiantou Hélder Oliveira.

Hélder Oliveira (Mini) terminou n 2.º lugar

Com problemas no desembaciador do para-brisas no dia inicial, Pedro Ferreira (Ford Ranger) perdeu algum tempo no 1.º dia de prova, mas a última etapa «correu muito bem e rodámos ao nosso ritmo. Por outro lado, acredito que se, na véspera, não surgissem percalços, teríamos feito um tempo melhor», reconheceu o piloto da Ford Ranger, que completou o pódio, resultado que lhe permitiu ficar empatado com Hélder Oliveira na vice-liderança do campeonato.

Pedro Ferreira (Ford Ranger) completou o pódio (3.º lugar)

O andamento de Tiago Reis, aliado ao eficaz comportamento do Mitsubishi Racing Lancer, permitiu ao piloto de Famalicão terminar no 4. º lugar, com 16 segundos de vantagem para o desafortunado João Ramos.

Vencedor do Desafio Total Mazda, Pedro Dias da Silva terminou na 6.ª posição da geral, resultado que o piloto de Tomar considerou «muito bom; mas, ficou provado que podíamos ter feito ainda melhor em termos de geral. Tivemos um problema na injeção de gasóleo no motor, que nos obrigou a rolar muito devagar durante parte considerável do último dia», explicou o piloto.

Reparação de uma noite no Dakar demorou apenas uma hora

Na hora do regresso, ainda que pontual, Ricardo Leal dos Santos, fez dupla com João Luz na Nissan Navara habitualmente pilotada por Miguel Casaca.

Apesar do 7.º lugar, sobejaram problemas: desembaciador e caixa de direção, cuja substituição custou significativa penalização.

«É uma componente mecânica extremamente complicada. No Dakar chega a ser uma operação que dura uma noite, mas a equipa da ARC esteve fantástica e concretizou esta operação em apenas uma hora, o que mesmo assim, implicou uma penalização de meia hora», explicou o piloto de Coimbra.

Com a Nissan em ordem, «ultrapassámos uma dúzia de concorrentes e sem problemas mecânicos, andámos bastante bem, o que nos fez terminar no sétimo lugar», acrescentou Ricardo Leal dos Santos.

Ricardo Leal dos Santos (Nissan) fez dupla com João Luz e terminou na 7.ª posição

Sérgio Vitorino (BMW X5 CC) completou a baja algarvia no 8.º lugar da geral, seguido pelo vencedor da pouco participada categoria T2: Rui Sousa. O piloto da Isuzu D-Max repetiu o triunfo da prova de abertura.

Em maré de azar continuaram os irmãos Alexandre e Rui Franco (BMW X1 Proto), com problemas de motor, e a dupla André Amaral/Nelson Ramos (Mercedes Proto: somaram a segunda desistência consecutiva.

Campeão impôs-se no Desafio Total Mazda

No Desafio Total Mazda, Pedro Dias da Silva e José Janela não deram hipótese. «Ganhámos. Era o nosso principal objetivo, após termos desistido na prova anterior», sublinhou o atual detentor do cetro.

Pedro Dias da Silva venceu o Desafio Mazda e foi 6.º classificado da geral

A dupla Jorge Cardoso/Joaquim Norte terminou no 2.º lugar e fechou o top 10 absoluto. «Fiquei impressionado com o comportamento do carro face à dureza de algumas partes do sector. Garantimos um bom resultado e ascendemos à liderança do Desafio», referiu o piloto.

Bruno Rodrigues/Ricardo Claro terminaram na 3.ª posição, enquanto Nuno Tordo/António Serrão (turbo); Filipe Videira/André Coimbra (motor) e Francisco Gil/Filipe Rasteiro (caixa de velocidades) desistiram.

Classificação Desafio Mazda (após 2 provas): 1.º Jorge Cardoso, 36 pontos; 2.º Pedro Dias da Silva, 31; 3.º Francisco Gil, 26; 4.º Bruno Rodrigues, 15.

Ver classificações em Clube Automóvel do Algarve

Próxima prova: Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal – Reguengos de Monsaraz, dias 25 a 27 de maio.

Campeonato

1.º João Ramos, 44 pontos

2.º Hélder Oliveira, 37

3.º Pedro Ferreira, 37

4.º Tiago Reis, 29

5.º Rui Sousa, 14

6.º Lino Carapeta, 12