A noite nas 24 Horas de Le Mans trouxe grandes mexidas na classificação, mas Toyota Gazoo Racing e Ferrari ‘atravessaram’ a fase noturna da corrida com competência para se posicionarem agora como os dois carros com maiores possibilidades de lutarem pelo triunfo, com um dos Cadillac à ‘espreita’.

Após as muitas lutas das primeiras horas (e também dos muitos acidentes),o início da noite trouxe grandes mexidas na ordem da categoria Hypercar, com o líder Ferrari AF Corse a perder a posição após uma saída de pista (embora sem danos de maior que não a perda de algum tempo), quase ao mesmo tempo que o Toyota #7, então conduzido por Kamui Kobayashi, se viu envolvido num acidente com outros carros, acabando por abandonar na pista devido aos danos.

Com estes desenvolvimentos, o Peugeot #94 assumiu o comando, que manteve durante algum tempo, para gáudio do público francês, mas após nova fase de safety car e de reagrupamento do pelotão, o Toyota #8 ascendeu à liderança, encetando então uma luta que se tem vindo a revelar feroz com o Ferrari #50, com a manhã a chegar com os dois carros separados por pouco mais de dez segundos, com vantagem para o carro japonês, embora Pier Guidi, no Ferrari, se esteja a aproxima do líder Ryo Hirakawa.

O Cadillac #2, pilotado por Earl Bamber nesta fase, é o único dos outros carros na volta dos dois líderes, mantendo-se por perto, sendo assim um ‘outsider’ privilegiado nesta fase, à frente do outro carro da equipa, com o #3.

O melhor Porsche Penske surge na quinta posição, depois de uma noite difícil que viu o carro #75 ter problemas, enquanto o carro do Hertz Team JOTA, que António Félix da Costa divide com Ye Yifei e Will Stevens, teve problemas que o levaram a perder muito tempo nas boxes, caindo pela ordem. Mas esse não foi o único dos Hypercar a conhecer problemas, já que o Ferrari #50 perdeu quase meia hora nas boxes devido a um problema com uma fuga hidráulica que obrigou a trabalhos prolongados no carro italiano.

O próprio Peugeot #94, que estava na luta pelo comando, não evitou um acidente forte que o obrigou a perde muito tempo nas boxes, com Gustavo Menezes a perder o controlo do seu carro e a danificar fortemente o 9X8. O sonho da luta pelo pódio terminou ali.

Nos LMP2, a luta pela liderança conheceu também muitos dramas, com alguns acidentes violentos a marcarem o desenrolar da prova, como o do Cool Racing #47 que disputava o pódio, o mesmo sucedendo com o AF Corse #80, ao passo que outros candidatos, como o United Autosports #23 também tiveram problemas pela noite.

A luta decorre então entre o Inter Europol Competition #34 e o Team WRT #41, no qual compete o angolano Rui Andrade, com os dois em luta pela primeira posição. O carro de Filipe Albuquerque, o United Autosports #22, continua em prova, mas bastante atrasado após novas paragens nas boxes para reparações várias.

Nos GTE Am, a liderança pertence ao Ferrari #57 da Kessel Racing, perseguido pelo Porsche #85 da Iron Dames, estando estes envolvidos numa batalha bastante interessante, havendo ainda outros ‘outsiders’ na categoria por perto e em condições de aproveitarem qualquer incidente com os pilotos da frente, como o Aston Martin #25 da ORT by TF Aston Martin.