Quanto aos pilotos portugueses, António Félix da Costa (JOTA Racing) liderou a categoria LMP2 desde o arranque, rivalizando até com os Hypercars da Glickenhaus, mas um despiste de Anthony Davidson após uma mudança de pneus deitou por terra todas as aspirações de um bom resultado. Em sentido contrário, a equipa de Filipe Albuquerque (United Autosport) está na discussão pelos lugares da frente na categoria, sendo o segundo.
Arranque atrás do safety car
Com a chuva a cair de forma mais intensa pouco antes do início da corrida, as primeiras duas voltas de prova decorreram atrás do safety car, com o reinício da prova a provocar desde logo alguma comoção após um contacto entre o Toyota #8, pilotado então por Sébastien Buemi, e o Glickenhaus #708 de Olivier Pla, com este último a falhar a travagem e a forçar o Toyota a um pião que o atrasou para o meio do pelotão.
Na frente, o Toyota líder de Kamui Kobayashi foi-se distanciando paulatinamente do Alpine de Nicolas Lapierre, enquanto os dois Glickenhaus foram perdendo tempo circunstancial, com o JOTA Sport de Félix da Costa a manter-se em proximidade constante ao duo de Hypercars. Ainda na primeira hora, Lapierre cometeu um erro e fez pião, perdendo tempo importante e o segundo lugar, que chegou a ser ocupado pelo piloto luso do LMP2 após ultrapassar os dois carros de James Glickenhaus. O Alpine viria a recuperar até ao terceiro posto.Liderança dos LMP2 muda de mãos
Quando Félix da Costa parou nas boxes para dar o seu lugar a Anthony Davidson, o carro #38 liderava a categoria com ampla margem para o segundo, mas na primeira volta em pista, com pneus slick numa pista ainda molhada, o britânico não evitou um despiste na travagem para a primeira curva, atascando o seu carro na escapatória, com isso perdendo bastante tempo e as esperanças de um bom resultado.
Leading LMP2 #38 @JotaSport beaches in the gravel with the #18 @absolute_racing !#LeMans24 #WEC pic.twitter.com/wB4pSUCN3c
— 24 Hours of Le Mans (@24hoursoflemans) August 21, 2021
Nos GTE Pro, a Ferrari domina com a equipa AF Corse a ocupar as duas primeiras posições, cabendo à mesma equipa a liderança dos GTE Am. Álvaro Parente, num Aston Martin da Hub Racing na categoria GTE Pro, segue um último da classe, na 39ª posição da geral.
https://live.24h-lemans.com/fr/live.