A Alpine foi a derradeira equipa a revelar o seu monolugar para a temporada de 2023 do Mundial de Fórmula 1, com o A523 a ser uma evolução do carro do ano passado. Após o quarto lugar no Mundial de Construtores de 2022, a marca francesa ambiciona batalhar pelo pódio e estar na discussão constante dos triunfos nas provas.

Com a saída surpresa de Fernando Alonso, a Alpine reforçou-se com Pierre Gasly, que se transferiu da AlphaTauri depois de várias prestações excecionais, incluindo um triunfo em Monza, no GP de Itália de 2021. Assim, Gasly irá acompanhar Esteban Ocon, numa dupla totalmente francesa com a curiosidade de ambos terem raízes nas terras rústicas da Normandia.

A interessante história partilhada pelos dois pilotos da Alpine levou-os a juntaram-se nesta fase das suas carreiras, depois de terem competido ainda no karting, com apenas dez anos de idade. Além de Ocon e Gasly, a Alpine contará ainda com o piloto de reserva Jack Doohan.

A ‘arma’ para o Mundial de 2023 será o A523, propulsionado pela unidade motriz Renault E-Tech RE23. O diretor-técnico executivo Pat Fry e o diretor-técnico Matt Harman lideraram o programa de Enstone no desenvolvimento do chassis e procuraram introduzir evoluções no conjunto durante o inverno, enquanto o diretor-executivo, Bruno Famin, trabalhou em Viry-Châtillon para integrar a unidade motriz, em conjunto com a estrutura de Enstone.

O conceito geral aerodinâmico é uma evolução do observado no ano passado, mas conta com bastantes evoluções sob a carenagem, sendo de enaltecer também a ideia dos flancos muito semelhantes aos do Red Bull campeão de 2022.

Quanto à decoração do monolugar, nota para o facto de participar nas primeiras três corridas da temporada com a predominância do cor de rosa em representação do patrocinador BWT.

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