O novo carro foi apresentado em Paris, mantendo a cor azul tradicional da Alpine, mas acrescentando agora um contraste com o cor de rosa da BWT, tendo até levado a cabo uma surpresa ao revelar um carro com a inversão das cores, ou seja, com o rosa em destaque, sendo esta a decoração que a Alpine irá usar nas duas primeiras corridas antes de enveredar pela mais comum com foco no azul.
Na apresentação deste novo carro estiveram o CEO da Alpine, Laurent Rossi, o CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, e o novo Diretor da equipa, Otmar Szafnauer, com todos eles a demonstrarem confiança na subida de competitividade da formação em 2022, tirando partido da oportunidade concedida pelos novos regulamentos, que fizeram regressar o efeito-solo reduzindo a componente aerodinâmica, ao mesmo tempo que aplica novos pneus de 18 polegadas.
O desenvolvimento do A522 iniciou-se há 18 meses e foi supervisionado por Pat Fry, Diretor Técnico da Alpine, que teve a seu cargo a tarefa de conceber este monolugar de acordo com os novos regulamentos, com um grande esforço conjunto do centro técnico de Enstone, no Reino Unido, e de Viry-Châtillon, em França.
Além do chassis completamente novo, a Alpine também levou a cabo uma reformulação profunda da unidade de potência híbrida, a RE22, naquele que é mais um capítulo da história do Grupo Renault na Fórmula 1. A especificação do motor e a compactação dos componentes deu à equipa alguma liberdade suplementar para desenhar o resto do carro. Note-se que o motor terá também um novo combustível, o E10, mais sustentável, com 10% de etanol na sua composição.
Os dois pilotos continuarão a ser Esteban Ocon e Fernando Alonso, ambos já com triunfos na modalidade. Oscar Piastri, campeão de 2021 da Fórmula 2, será o piloto de reserva da formação gaulesa.
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