A corrida terá início e fim na Corniche, a moderna avenida que rodeia o Mar Vermelho, preparando-se para constar no calendário do Mundial de Fórmula 1 por vários anos, graças a uma parceria de longa duração entre a entidade que gere a competição e a Federação Saudita de Automóveis e Motos (SAMF).
O evento fortalece o crescente calendário desportivo internacional na região como parte do ambicioso programa “Visão 2030” do país para ajudar a inspirar os sauditas através do desporto.
“A Arábia Saudita está a acelerar a fundo no desporto e a velocidade, energia e entusiasmo da Fórmula 1 refletem perfeitamente a jornada de transformação que o país está a atravessar. Como testemunhámos nos últimos anos, as nossas pessoas desejam estar no centro dos maiores eventos desportivos e do entretenimento. A Fórmula 1 é um evento que reúne as pessoas para celebrar uma ocasião que vai muito além do desporto. Estamos ansiosos por esta experiência única e por partilhar Jeddah com o mundo. Para muitos sauditas, este é um sonho tornado realidade”, refere o príncipe Abdulaziz Bin Turki AlFaisal Al Saud, ministro do Desporto daquele país.
Num esforço de promoção da Arábia Saudita, estão já garantidas provas de relevo mundial como a Fórmula E, Rali Dakar, Extreme E, luta livre americana (WWE) ou, num sinal maior de abertura, a European Tour e Ladies European Tour golfe.
O automobilismo já é o segundo desporto mais popular na Arábia Saudita, apenas atrás do futebol, e o país possui uma longa associação à Fórmula 1: desde empresas locais que prestaram apoio à equipa da Williams no final da década de 1970, até à parceria global existente com a Aramco.“Acredito firmemente que o Grande Prémio da Arábia Saudita será o maior evento desportivo da história do nosso país e tem o potencial de mudar vidas, perceções e alcançar novos públicos e comunidades como nunca antes. Ter ícones do desporto e equipas históricas a competir na Arábia Saudita, diante de jovens fãs e famílias, é uma verdadeira mudança de jogo. Temos um património rico no automobilismo, mas num curto espaço de tempo como Federação ganhámos uma forte reputação por trazer eventos internacionais de classe mundial, como a Fórmula E e o Rally Dakar”, acrescentou o príncipe Khalid Bin Sultan Al Faisal, Presidente da Federação Saudita de Automóveis e Motos.
Mais detalhes sobre a data, localização e desenho do circuito de rua de Jeddah serão revelados oportunamente, juntamente com informações sobre aquisição de bilhetes.