Baja TT Portalegre 500: estrelas Peterhansel e Roma na prova que decide o título nacional

21/10/2018

Vencedor nos últimos quatro anos, Ricardo Porém (Ford Ranger) vai tentar proeza inédita e igualar recorde de cinco triunfos de Filipe Campos na mítica Baja Portalegre 500
 

A grande festa do todo-o-terreno está de regresso, promete espetáculo de grande nível e luta emotiva pela conquista do título na derradeira prova do Campeonato de Portugal AFN e da Taça do Mundo FIA, já conquistada pelo polaco Jakub Przygonski,

A 32.ª edição da Baja TT Portalegre 500 (25 a 27 de outubro) conta, de novo, com a participação de pilotos de nomeada como Stéphane Peterhansel e Joan Nani Roma entre os oito prioritários FIA, na prova que regista 104 inscritos e em que Ricardo Porém (Ford Ranger) tenta inédita 5.ª vitória consecutiva.

A prova do ACP é decisiva para atribuição do título nacional, uma luta que, infelizmente, deixou de contar com Alejandro Martins, acidentado no recente Rali de Marrocos. O piloto da Toyota Hilux, atual 4.º classificado a oito pontos do líder, sofreu lesão na coluna e tem pela frente um período de recuperação mais ou menos prolongado,

Assim, resta um quarteto na corrida para o título, ainda que Pedro Ferreira (VW Amarok), 5.º no campeonato, a 15 pontos de Hélder Oliveira, tenha hipóteses pouco mais que matemáticas.

Com 29 pontos em jogo, antevê-se luta renhida a três, com Hélder Oliveira (Mini Paceman CaTTiva) na frente, com quatro pontos de vantagem, após ter subido ao pódio em quatro das cinco prova já realizadas.
Hélder Oliveira (Mini CaTTiva) chega a Portalegre na liderança do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AFN

Com 15 participações – duas em moto — nesta Baja, o piloto de Barcelos, que já terminou um par de vezes nos lugares do pódio, adiantou que «está tudo em aberto, mas o objetivo é manter o primeiro lugar no campeonato até ao final e é por isso que vamos lutar».

Hélder Oliveira efetuou testes com o Mini CaTTiva , recordou que já foi 2.º classificado em Portalegre, mas «este ano quero ser primeiro, mas do campeonato. Por isso, vamos encarar esta competição cem por cento focados no objetivo de sermos campeões nacionais», acrescentou.

Com escassos quatros pontos de desvantagem para o líder, João Ramos (Toyota Hilux) tem atrás de si Tiago Reis (Mitsubishi Racing Lancer) a apenas três. Desse modo, a toada a adotar pelo piloto-arquiteto só pode ser de total ataque.

«O foco é apenas na luta pelo campeonato, atentos apenas aos nossos diretos adversários. Seria fantástico alcançar o título, precisamente, no ano em que se comemoram os cinquenta anos da Toyota Hilux», referiu João Ramos.

João Ramos (Toyota Hilux) tem quatro pontos de desvantagem para anular na corrida ao título nacional absoluto

O mesmo se coloca ao piloto de Famalicão, que tem de anular desvantagem de sete pontos para o líder; ou seja, um trio separado por muito pouco, o que se traduz num acréscimo de emoção e incerteza quanto ao desfecho final desse Campeonato de Portugal AFN.
Tiago Reis (Mitsubishi Racing Lancer) ocupa o 3.º lugar do campeonato e continua candidato ao título

Para Pedro Ferreira, as contas são mais difíceis de fazer, como o piloto da VW Amarok reconhece:

«Ainda existe a possibilidade de sermos campeões e por isso o nosso objetivo principal será lutar pelo melhor resultado possível entre os pilotos inscritos no CPTT, mas sabemos que o título não depende apenas de nós».

A prova alentejana, criada pelo saudoso José Megre, o visionário pai do todo-o-terreno nacional que projetou esta baja além-fronteira, conta com dois nomes grandes: Stéphane Peterhansel, vencedor em Portalegre no ano de 2008, na estreia do Mitsubishi Racing Lancer e que nos últimos dois anos participou com a mulher, Andrea Mayer Peterhansel, aos comandos de um SSV, e Joan Nani Roma, outro vencedor do Dakar em motos e automóveis (2014).

Ambos os pilotos da X-Raid vão participar ao volante da versão 4×4 do Mini e não com o buggy de duas rodas motrizes e têm como objetivo prioritário rodar para o Dakar..

O francês faz dupla inédita com David Castera, que ocupa o lugar de Jean-Paul Cottret e terá de adaptar-se à condução de um 4×4, diferente do buggy de duas rodas motrizes dos últimos anos.
O nortenho Pedro Ferreira (VW Amarok) tem hipóteses mais reduzidas hipóteses de ser campeão

Ricardo Porém quer igualar recorde de Filipe Campos

Na 11.ª participação na Baja, Ricardo Porém – sem preocupações de angariar pontos, uma vez que nem sequer está inscrito no Campeonato de Portugal AFN – tenta inédito 5.º triunfo consecutivo, após vitória, sempre com navegadores diferentes, nos últimos quatro anos.

Caso alcance tal desiderato, o piloto leiriense iguala o recorde de triunfos na posse de Filipe Campos desde 2011. O piloto do Porto venceu ainda as edições de 1996, 1998, 2001e 2009,

Motivado, Ricardo Porém, que foi 14.º nas 24 Horas de Paris e tenta alinhar no próximo Dakar, volta a fazer dupla com o irmão Manuel.

«Vou estar, de novo, aos comandos de um carro da South Racing e isso deixa-me muito contente e confiante, uma vez que é uma equipa com muita qualidade e integrada por excelentes profissionais que me irão, com toda a certeza, disponibilizar uma viatura capaz de lutar pela vitória quilómetro após quilómetro».
Nuno Matos despede-se nesta baja do Opel Mokka Proto

Outro piloto que não entra nas contas do campeonato é Nuno Matos. O piloto de Portalegre alinha com o Opel Mokka Proto nesta baja que «é sempre uma caixa de surpresas, mas vamos dar o nosso melhor nesta que será a última prova ao volante deste carro».

Na lista de 55 inscritos (34 estrangeiros) na prova FIA – a que se juntam 49 do Evento Nacional, destacam-se os russos Vladimir Vasilyev (Mini Countryman), Boris Gadasin e N. Andrey, ambos em Proto G-Force, bem como o belga Grégoire de Mévius, nome bem conhecido do mundo dos ralis.

Da China vêm os pilotos do Hang Zou Flyint Rally Team, Wang Xiang e Yan Tao.

No contingente francês, destacam-se alguns habitués de Portalegre e das 24 Horas de Fronteira, caso de Laurent Poletti (MMP Rally Raid), de Cédric Duplè e Stéphane Duplé, ambos fazendo dupla com Sebastien (Addax) e Bertrand Vincendeau (Steenbok), integrados na erstrutura da MRacing, responsável por seis carros nesta baja.

Entre os pilotos portugueses, referência para a estreia de Edgar Condenso com uma Toyota Hilux e de Bruno Oliveira, habitual participante do Desafio Total Mazda, com uma Nissan Double Cab da categoria T2, marcada pela ausência do já campeão Rui Sousa, e para o regresso da dupla de veteranos Luís Dias/Mário Feio (Nissan W801).

Outras decisões: T8 e Desafio Mazda

A 32.ª Baja TT Portalegre 500 é ainda decisiva para atribuição do título da categoria T8: Mário Duarte lidera com um escasso ponto de vantagem para César Sequeira, que corre em casa, e cinco face a Sebastião Dominguez. Mais atrasado, Hugo Raposo tem sete pontos de desvantagem para o líder.

De igual modo, o Desafio Total Mazda, que conta com oito duplas inscritas, vai conhecer o seu vencedor nesta prova. Com o triunfo em Idanha-a-Nova, Bruno Rodrigues chega a Portalegre na liderança, mas é escassa – três pontos – a diferença para Pedro Dias da Silva.

O 3.º lugar é ocupado por Jorge Cardoso, a considerável distância – 21 pontos – do topo. A correr em casa, Francisco Gil quer, certamente, terminar a época em beleza.

Programa

A 32.ª Baja TT Portalegre 500 tem início na 5.ª feira (dia 25 de outubro) à noite 21.30 horas), com a cerimónia da partida em pleno centro da cidade alentejana (jardim do Tarro).

O quartel-general da prova é no Nerpor, onde estão instalados o parque fechado e a zona de assistências.

No dia seguinte, realiza-se o prólogo (3,6 km) na herdade das Coutadas, a partir das 10.30 horas,

À tarde (15.20 horas), com partida em Ponte de Sor, desenrola-se o 1.º setor seletivo (98 km).

Para concluir, no sábado, há dois setores, com 160 e 195 km, respetivamente.

Ao todo, 456,56 km cronometrados para definir os novos campeões nacionais.

O pódio está marcado para as 17.30 horas, no Nerpor (Portalegre).

Ver mais em:

http://www.bajaportalegre500.com/homepage.aspx?menuid=1

http://www.fpak.pt/sites/default/files/paginas/regulamentacao-das-provas/32o-baja-portalegre-25-27-outubro-2018/28351-entry_list_fia_v3.pdf

http://www.fpak.pt/sites/default/files/paginas/regulamentacao-das-provas/32o-baja-portalegre-25-27-outubro-2018/28352-entry_list_nat.pdf