Bottas alcançou a primeira posição nos instantes finais da sessão, roubando-a ao seu companheiro de equipa, o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), com uma volta em 1.25,154s, deixando o campeão e atual líder do campeonato a apenas 63 milésimas de segundo.
“Demos passos importantes desde a semana passada. Quando se começa da ‘pole’, pensa-se em vencer a corrida. A mentalidade é essa, tentar vencer”, frisou Valtteri Bottas.
A grande surpresa do dia, contudo, foi o terceiro lugar do alemão Nico Hulkenberg (Racing Point). Sem competir desde 2019, Hulkenberg foi chamado de urgência na semana passada para substituir o mexicano Sergio Pérez, que acusou positivo a Covid-19.
Se, na semana passada, nem sequer conseguiu participar na corrida, devido a um problema no motor do seu monolugar, desta vez surpreendeu todos ao ficar no terceiro lugar.
Hulkenberg ficou a 0,928s de Bottas e à frente do holandês Max Verstappen (Red Bull). O australiano Daniel Ricciardo (Renault) foi o quinto, numa sessão em que o alemão Sebastian Vettel (Ferrari) nem sequer passou à Q3, ficando em 12°. Charles Leclerc acabou por ser o melhor dos carros italianos, com o oitavo posto.O canadiano Lance Stroll, noutro Racing Point, foi o sexto.
O GP do 70.º aniversário é a quinta corrida da temporada. Lewis Hamilton lidera o campeonato, com 88 pontos, contra os 58 de Bottas.
Com Lusa.