A dupla Ricardo Teodósio/José Teixeira inicia defesa do título nacional esterando-se pela hyundai
Pela primeira vez, o Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Cabreira e Boticas abre o Europeu FIA de Ralis (ERC) e, em paralelo, o Campeonato de Portugal.

A prova organizada pelo Demoporto abre na noite de sexta feira (dia 11 de março) com uma das novidades: o regresso da superespecial no centro de Fafe.

Outra novidade: a estreia do atual campeão nacional Ricardo Teodósio, ao volante de um Hyundai i20 Rallye2 no rali marcado pelas ausências de Alexey Lukyanuck, bicampeão europeu, e Nicolai Gryazin, 3.º na categoria WRC2 no Rali de Monte Carlo deste ano.

E, se o moscovita, vencedor do Rali de Montelongo de 2020 tinha anunciado que não podia deslocar-se a Portugal, já Gryazin e outro piloto russo viram negada a venda de pneus e de ouros componentes.

Com dois potenciais favoritos arredados do rali, caberá aos espanhóis Nil Solans e Efrem Larena; ao checo Eric Cais e ao húngaro Norbert Herzig assumirem esse papel.

No pano nacional, Ricardo Teodósio defende o título, Armindo Araújo (Skoda Fabia Rallye2) e Bruno Magalhães, fiel ao Hyundai, tentam a reconquista do cetro.

José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2) também é candidato; Pedro Almeida regressa em Skoda Fabia Rally2 e faz dupla, em estreia, com Mário Castro; Miguel Correira (Skoda Fabia Rally2) pode surpreender.

Armindo Araújo é o 3.º na estrada

Este ano, à imagem do que acontece em outros ralis internacionais, apenas a primeira etapa será pontuável para o CPR. Teremos, por isso, que centrar em primeiro lugar as nossas atenções para essa luta e dividirmos em duas partes distintas esta prova. O nosso principal objetivo é conseguir o maior número de pontos possíveis para as contas nacionais e é esse o grande foco. Sabemos que os nossos adversários estarão igualmente fortes, mas esperamos terminar o dia de sábado com uma vitória», afirma o hexacampeão nacional.

Armindo Araújo (Skoda Fabia Rally2) foi 3.º na qualificação (Foto @world)

Na escolha da ordem de partida para a etapa deste sábado, Armindo Araújo,, o terceiro mais rápido na qualificação, atrás do checo Erik Cais e do estónio Georg Linnamae, optou por sair em segundo lugar, com o espanhol Nil Solans (VW Polo GTi R5) a “abrir” a estrada.

O estónio Georg Linnamae (VW Polo GTi R5) foi o mais rápido na qualificação (foto @world).

Linnamae (VW Polo GTI R5),, que teve a primazia de escolher a sua ordem na estrada no primeiro dia, optou pelo quinto lugar.

Ordem de partida

1º, Nil Solans/Marc Marti (VW Polo GTi R5)

2º, Armindo Araújo/Miguel Ramalho (Skoda Fabia Rally 2 Evo)

3º, Alberto Battistolli/Simone Scattolin (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 3.661

4º, Erik Cais /Petr Tesinsky (Ford Fiesta R5 MK II), a 1.844

5º, Georg Linnamae/James Morgan (VW Polo GTI R5), 2.20.646

6º, Javier Pardo/Adrian Perez (Skoda Fabia Rally 2 Evo)

7º, Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Rally2 Evo)

8º, Norbert Herczig/Igor Bacigal (Skoda Fabia Rally2 Evo)

9º, Simone Tempestini/Itu Sergiu (Skoda Fabia Rally2 Evo)

10º, Josep Bassas/Axel Coronado (Skoda Fabia Rally Evo)

11º, Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai i20 N Rally2)

12º, Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai i20N Rally2)

13º, José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Rally2)

14º, Ruben Rodrigues/Estevão Rodrigues (Citroen C3 Rally2)

15º, Simone Campedelli/Tania Canton (Skoda Fabia Rally2 Evo)

16º, Ken Torn/Kauri Pannas (Ford Fiesta R5 MK II)

17º, Efren Llarena/Sara Fernandez (Skoda Fabia Rally Evo)

18º, Ricardo Triviño/Vicente Salom (Skoda Fabia Rally2 Evo)

19º, Pedro Almeida/Mário Castro (Skoda Fabia Rally2 Evo)

20º, Paulo Nobre/Gabriel Morales (Skoda Fabia Rally2 Evo)

21º, Jose Luis Garcia/Jose Murado (Skoda Fabia Rally2 Evo)

Campeão Ricardo Teodósio antevê prova complicada

O atual campeão nacional, Ricardo Teodósio faz a estreia pelo Team Hyundai Portugal e antevê um rali muito «difícil e complicado», atendendo ao estado em que se encontram os pisos de terra.

Depois de cumprir os reconhecimentos, o piloto algarvio referiu que «há alguns troços com zonas de muita lama, nos quais o carro, simplesmente, desliza. Será um rali muito exigente e a exigir todas as cautelas para evitar saídas de estrada. Oxalá deixe de chover, mas as previsões meteorológicas não são muito animadoras».

Para Armindo Araújo, «este ano, à imagem do que acontece em outros ralis internacionais, apenas a primeira etapa será pontuável para o CPR. Teremos, por isso, que centrar em primeiro lugar as nossas atenções para essa luta e dividirmos em duas partes distintas esta prova».

Para o piloto da equipa The Racing Factyory, «o nosso principal objetivo é conseguir o maior número de pontos possíveis para as contas nacionais e é esse o grande foco. Sabemos que os nossos adversários estarão igualmente fortes, mas esperamos terminar o dia de sábado com uma vitória».

Hyundai Portugal reforça aposta

Candidato ao triunfo e ao título, Bruno Magalhães (Hyundai i20 Rally2) confessa que «a nossa ambição está bem alta para este primeiro rali do campeonato. Estamos totalmente concentrados na luta pelo primeiro lugar».

Bruno Magalhães (Hyundai i20 Rally2) é candidato á vitória em Fafe e `conquista do título

A marca coreana reforça este ano a presença no Campeonato de Portugal ao agregar à equipa principal, o Team Hyundai N/Machado&Costas Q8. Pedro Meireles dispõe de um Hyundai i20 Rally2 para alinhar em todo o campeonato; Paulo Meireles fará algumas provas com um carro idêntico.

Com um Citroën C3 Rally mais evoluído, José Pedro Fontes não espera facilidades:

«Será uma temporada muito exigente, nomeadamente nesta fase inicial em que, para além do excelente plantel que vamos ter de pilotos nacionais, com um conjunto de máquinas de última geração, contaremos com adversários internacionais, ainda que não nos roubem pontos», sublinhou.

Programa

O rali, com 17 classificativas em piso de terra, totalizando 196 km, termina no domingo (dia 13 de março), a meio da tarde em Fafe.

No primeiro dia da prova na estrada, no sábado (dia 12 de março), haverá uma dupla passagem por Boticas (15,05 km), Cabeceiras de Basto (10,84), Vieira do Minho (11,86 km) e Luílhas (11,86 km), com final da etapa previsto para as 19.25 horas, em Fafe.

A classificação para o Campeonato de Portugal é atribuída no final da 1.ª etapa, após nove classificativas, num total de 110,83 km).

No domingo (dia 13 de março), último e decisivo dia da prova, os concorrentes têm pela frente duas passagens) pelas classificativas de Montim (8,73 km), Seixoso (9,97 km), Santa Quitéria (9,18 km) e Lameirinha (14,83 km), que encerrará, com a “power stage”, a partir das 15.08 horas, a parte competitiva da prova organizada pelo Demoporto.