Num ápice, o anúncio de que Sebastian Vettel estava de saída da Ferrari no final da temporada de 2020 obrigou a mexer em todo o xadrez da Fórmula 1. Carlos Sainz foi confirmado na equipa italiana, onde estará ao lado de Charles Leclerc, enquanto Daniel Ricciardo irá ocupar o lugar do espanhol na McLaren, acompanhando Lando Norris.

Não foi preciso esperar muito mais tempo para se ficar a conhecer o sucessor de Vettel na Ferrari. A equipa italiana escolheu o espanhol Carlos Sainz Jr para acompanhar Charles Leclerc naquela que será uma das duplas mais jovens de sempre ao serviço da Ferrari na Fórmula 1. O contrato do Sainz com a formação de Maranello terá a duração de dois anos.

“Estou bastante satisfeito por poder pilotar pela Scuderia Ferrari em 2021 e estou entusiasmado quanto ao meu futuro com a equipa. Ainda tenho um ano importante pela frente com a McLaren Racing e estou ansioso por voltar a competir com eles outra vez esta temporada”, afirmou o piloto espanhol, que em 2019 foi sexto na tabela de pilotos.

Por seu turno, para o lugar deixado vago na equipa de Woking irá o australiano Daniel Ricciardo, que deixará a Renault depois de apenas dois anos (a contar com a temporada por começar de 2020) com a marca francesa.

Em declarações relativas a estas novidades, o diretor da McLaren Racing, Zak Brown afirmou que “contratar o Daniel é outro passo em frente no nosso plano de longo termo de trazer uma nova dimensão à equipa, a par do Lando. Estas são boas notícias para a nossa equipa, parceiros e, claro, para os nossos adeptos”. No entanto, Brown não esqueceu o contributo de Sainz na formação britânica: “Também quero prestar um tributo ao Carlos pelo excelente trabalho que tem feito na McLaren no nosso plano de recuperação. Ele é um verdadeiro jogador de equipa e desejo-lhe tudo de positivo no seu futuro após a McLaren”.