O E-Car é resultado de uma cooperação estreita entre os organizadores daquela modalidade, a ITR, e a fornecedora industrial de componentes Schaeffler, antecipando o caminho para o futuro do desporto automóvel.
A intenção dos organizadores é ter uma competição de automóveis desportivos como suporte da categoria principal, sendo este E-Car um passo intermédio para o desenvolvimento de um protótipo elétrico específico para o DTM. Em Hockenheim, o carro de antevisão foi pilotado por diversos pilotos como Daniel Abt, Hans-Joachim Stuck e Timo Scheider. Com mais de 1000 CV de potência, o E-Car conta com diversos elementos avançados, como a direção de controlo totalmente eletrónico (tecnologia Space Drive), dispondo ainda de bateria de alta voltagem com refrigeração por líquido.
O modelo visto em Hockenheim apresentava já alguns dos componentes principais do futuro carro de competição. Sem uma data precisa para a sua entrada em ação, a competição DTM Electric poderá ser ‘inaugurada’ em 2023, prevendo-se corridas ‘sprint’ com uma duração em redor de 30 minutos com possibilidades de mudança de bateria automáticas durante a paragem nas boxes.
O DTM prepara-se para uma revolução completa, com o estabelecimento de um novo conjunto de regulamentos técnicos que prevê a adoção de carros próximos às da categoria GT3, procurando apelar a mais construtores depois de nos dois últimos anos ter assistido aos anúncios de abandono por parte de Mercedes-Benz, Audi e Aston Martin, restando apenas a BMW.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.