Porém, poucos meses passados e com a Honda a equipar agora a Red Bull Racing (bem como a Toro Rosso, que é ‘parente’), são já dois os triunfos na algibeira da companhia japonesa, ajudando a posicionar a equipa de Milton Keynes – que também terminou um ‘casamento’ de altos e baixos com a Renault – entre as equipas vencedoras da temporada de 2019 (com efeito, é a única além da Mercedes-AMG a contar com triunfos este ano).
No entanto, no ano passado, a Honda passou um ano a ‘afinar’ e a preparar o seu motor V6 híbrido de forma discreta com a Toro Rosso, que foi a equipa que serviu de ‘laboratório’ para uma potencial passagem para a equipa-mãe, a Red Bull, este ano, algo que viria a confirmar-se depois da cisão com a Renault.
Crucialmente, a grande medida que viria a propulsionar a marca japonesa para o caminho do sucesso, novamente, foi a mudança de conceito na conceção do motor, já que a Honda tinha desenvolvido um motor em que o posicionamento do turbo e do compressor foi separado, replicando dessa forma o desenho vencedor da Mercedes-AMG. Com o trabalho feito nos bastidores em 2018, a Honda certificou-se que o potencial estava à altura do chassis da Red Bull na presente temporada.
Desta forma, ao chegar a 2019, o conjunto Red Bull-Honda acabou por ser bastante forte, com o motor japonês a ser, inclusive, bastante forte em áreas como a velocidade de ponta, na qual era bastante penalizada, ou na suavidade e gestão da potência ao longo de uma longa faixa de regime. Foi precisamente por esse motivo que Alonso, sem perspetivas de regressar aos triunfos, comparou o motor Honda a um motor de GP2, categoria abaixo da Fórmula 1.
Mas, comprovando que os japoneses não têm memória curta, a comunicação de imprensa da Honda aproveitou o recente triunfo de Verstappen no GP da Alemanha para lançar uma farpa ao ex-piloto da McLaren através da rede social Twitter.https://twitter.com/HondaRacingF1/status/1155495701721300992
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.