/Copa ibérica da Peugeot deu espetáculo no Rali de Portugal em triunfo de Berdomás

Copa ibérica da Peugeot deu espetáculo no Rali de Portugal em triunfo de Berdomás

Além da competição principal no Rali de Portugal, a prova lusa do Mundial de Ralis (WRC) integrou também a Peugeot Rally Cup Ibérica de 2019, na primeira das etapas do calendário a coincidir com o WRC. Numa prova muito disputada, apenas 4,1 segundos separaram os vencedores Daniel Berdomás/David Rivera, dos segundos classificados, Carlos Fernandes/Valter Cardoso.

A dureza dos pisos e o calor foram duas dificuldades adicionais para os pilotos da copa ibérica organizada pela Peugeot Portugal e pela Peugeot Espanha, com o apoio da Sports & You, mas, num teste exigente à robustez dos 14 Peugeot 205 R2 que se apresentaram à partida, os carros gauleses estiveram à altura com apenas dois abandonos. Inicialmente, estavam previstas sete especiais mas apenas se disputaram cinco num longo e duro programa, praticamente sem intervalos ou assistência.

Esta batalha ibérica coroou, pela segunda vez este ano, Berdomás e Rivera, permitindo-lhes reforçar a sua liderança nos campeonatos de Pilotos e Navegadores da Peugeot Rally Cup Ibérica 2019.

A luta pelo triunfo teve como protagonistas as duplas Carlos Fernandes/Valter Cardoso, que liderou o rali até à quarta especial, e Daniel Berdomás/David Rivero, os já líderes da copa no arranque desta jornada e, que, no final, garantiram a sua segunda vitória do ano e o consequente reforço pontual sobre os adversários.

Mas houve outros 208 R2 a lutar pelos lugares da frente, como os de Josep Bassas/Axel Coronado, que, no final, viriam a ser os terceiros classificados, chamando a si a vitória na Junior Cup, ou de Daniel Nunes/Rui Raimundo, afastada da luta pelo pódio devido a um furo na quarta classificativa, sendo um azar que também perseguiu as duplas Pedro Antunes/Alexandre Rodrigues (logo no primeiro troço) ou Hugo Lopes/Nuno Ribeiro (também na difícil PEC4). Os britânicos Ruiari Bell/Darren Garrod ficaram no quarto posto, batendo os eslavos Georg Linnamae/Volodymyr Korsia. A também britânica Nabila Tejpar / Max Freeman levou consigo para casa novo troféu da Ladies CUP.

Com o resultado aqui obtido, Daniel Berdomás reforça a liderança no ranking dos Pilotos, passando a somar 65,51 pontos, sendo agora seguido por Josep Bassas, com 47,78 pontos e por Daniel Nunes (44,09 pontos). Nos Navegadores, David Rivero também reforça a liderança para os 65,51 pontos, deixando à margem o ausente Paulo Lopes (29,62 pontos) e o seu compatriota Diego Sanjuán (26,42 pontos), que saiu em branco deste rali. Na classificação das Equipas, a Inside segura a liderança pela pontuação das duas viaturas que inscreveu, passando a somar 67 pontos, frente aos 64 pontos do TRS Rally Team que assiste o líder da copa e dos 52 pontos da GC Motorsport.

A próxima prova será o Rallye Terras da Aboboreira, a correr-se no primeiro fim de semana de setembro.

CLASSIFICAÇÃO FINAL (provisória)

1º Daniel Berdomás / David Rivero, 1h16m16,4s
2º Carlos Fernandes / Valter Cardoso, a 4,1s
3º Josep Bassas / Manel Muñoz, a 35,3s (Vencedor da Junior CUP)
4º Ruairi Bell / Darren Garrod, a 54,1s
5º Georg Linnamae / Korsia Volodomyr, 1m05,4s
6º Ricardo Sousa / Luis Marques, 1m30,0s
7º Sergí Francoli / María Salvo, a 2m22,7s
8º Daniel Nunes / Rui Raimundo, a 2m55,6s
9º Santiago Garcia / Nestor Casal, a 3m07,5s
10º Hugo Lopes / Nuno Ribeiro, a 8m06,1s
11º Nabila Tejpar / Max Freeman, a 9m24,5s (Vencedora da Ladies Cup)
12º Paulo Moreira / Marco Macedo, a 10m41,2s