M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A próxima competição inteiramente realizada com automóveis elétricos vai ter lugar no gelo. Desde 1990 que o Troféu Andros, uma competição de corridas de gelo semelhante ao ralicross, tem lugar em França, atraindo a atenção de marcas e pilotos de renome, como os antigos pilotos de F1 Alain Prost e Olivier Panis. No próximo ano, esta vai estar aberta a carros elétricos, que vão ser os únicos autorizados a tomar parte em 2020.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Andros Sport 01 é um carro tipo “silhueta”, onde é possível montar a carroçaria de qualquer marca sobre o mesmo chassis e motor. Até aqui, tem usado os carros dos Troféu Andros têm um usado um motor V6 a gasolina, mas o Andros Sport 01 é 100 por cento elétrico. O sistema desenvolvido pela Exagon Engineering tem 340 cv de potência, com um motor por cada eixo, para tração (e direção) às quatro rodas. O carro é agora mais pesado, com 1000 kg, mas o piloto de testes Nicolas Prost acredita que a aceleração é ainda mais forte que anteriormente.

Como as provas do Troféu Andros são disputadas em mangas curtas, de menos de 10 minutos, não vai haver problemas com a autonomia dos carros. Já existia uma competição de apoio para pilotos júnior, com buggies elétricos, mas agora estes passam para a competição principal, e antecipam o desejo dos construtores automóveis do Campeonato do Mundo de Ralicross passar para carros elétricos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.