Com o Dakar 2021 a aproximar-se do seu final, a classificação geral das Motos sofreu mais uma alteração na etapa de hoje, com o líder José Ignacio Cornejo (Honda) a abandonar a prova depois de uma queda ao quilómetro 252. Kevin Benavides herdou a liderança, também com uma Honda oficial, encontrando-se à frente do seu colega de equipa Ricky Brabec, estando a luta pelo triunfo ainda em aberto entre estes dois motards. Nos Autos, tudo na mesma, com Stéphane Peterhansel (X-Raid MINI) isolado na frente da geral.
Provando que o Dakar é um evento dado a dramas inesperados, o líder da categoria das Motos, Ignacio Cornejo partia para esta etapa com uma liderança tranquila, até porque a segunda posição era ocupada por um colega de equipa, com mais de 11 minutos de atraso. Mas, a décima etapa revelou-se madrasta para o chileno, que não evitou uma queda e o abandono, enquanto Ricky Brabec vencia com 3m15s de vantagem sobre Joan Barreda Bort (Honda). Cornejo viria a ser levado para o hospital devido a uma concussão cerebral que o afastou definitivamente da prova.
Sam Sunderland (KTM) também não teve uma especial brilhante, perdendo 12 minutos e quase o terceiro posto, que manteve apenas devido ao abandono de Cornejo.
Quanto aos portugueses, Joaquim Rodrigues (Hero) teve uma boa etapa, com o décimo tempo, a 16m24s, enquanto Rui Gonçalves (Sherco) foi o 19o melhor, pouco à frente de Sebastian Bühler (Hero), que foi o 21o. Alexandre Azinhais (KTM) terminou com o 63o tempo.
Na Geral, Rodrigues aproximou-se do top 10, ocupando agora o 11o lugar, mas bastante longe do décimo, que é Stefan Svitko. Bühler está na 16a posição e Gonçalves está no 21o lugar.
Nos Autos, Yazeed Al-Rajhi (Overdrive Toyota) venceu a etapa, com 2m04s de vantagem sobre Nasser Al-Attiyah (Toyota Gazoo), que está a ficar sem etapas para tentar roubar a liderança a Stéphane Peterhansel (X-Raid MINI), que foi o terceiro, cedendo apenas 49 segundos para o piloto do Qatar. Na Geral, a diferença entre ambos é de 17m01s, com vantagem para Peterhansel.
Ricardo Porém e Jorge Monteiro (Borgward) não estiveram na mesma forma dos últimos dias e perderam 34m31s, ficando com o 37º lugar da etapa. Na Geral, caíram uma posição, ocupando agora a 21ª posição.
Nos Veículos Ligeiros, Francisco López Contardo (Can-Am) manteve o comando da categoria sem grandes problemas, embora tenha sido apenas o sexto na etapa, perdendo 2m41s para o vencedor do dia, Sergey Karyakin (Snag Racing Team). Na Geral, Contardo dispõe agora de 10m13s de vantagem sobre Austin Jones (Can-Am).
Foto Frederic Le Floch / DPPI
Lourenço Rosa e Joaquim Dias (Can-Am) fizeram o 17o tempo na etapa, gastando mais 13m23s do que o vencedor, ao passo que Rui Carneiro e Filipe Serra (MMP) terminaram a etapa duas posições atrás, a 17m05s. Na classificação geral, Rosa e Dias ocupam o 11o posto, enquanto Carneiro e Serra estão no 28o lugar.