A sexta etapa do Dakar 2021, encurtada em 100 quilómetros, teve em Carlos Sainz (X-Raid MINI) e Joan Barreda Bort (Honda) os vencedores das duas principais categorias, Automóveis e Motos, respetivamente. Nesta última, a liderança da classificação geral voltou a mudar de mãos, sendo agora ocupada por Toby Price.

Os dois vencedores do dia são já figuras habituadas aos triunfos no Dakar. Sainz praticamente dispensa apresentações, conseguindo hoje a sua 38a vitória em especiais, batendo Yazeed Al-Rajhi (Overdrive Toyota) na tirada de hoje por 4m03s. Na terceira posição ficou Nasser Al-Attiyah (Toyota Gazoo), a 7m16s, que continua a tentar ganhar tempo ao líder da classificação geral, Stéphane Peterhansel (X-Raid MINI), mas com pouco efeito. O francês ficou logo atrás de Attiyah, gastando mais 7m34s do que Sainz.

Na Geral, precisamente, a vantagem de Peterhansel sobre Al-Attiyah é de 5m53s, ao passo que Sainz está a 40 minutos, ocupando a posição mais baixa do pódio.

A dupla Ricardo Porém/Jorge Monteiro (Borgward) ficou com o 28o tempo do dia, ocupando agora o 24o lugar da classificação geral.

Nas Motos, a batalha continua a ser bastante intensa. Joan Barreda Bort obteve hoje o seu 27o triunfo da sua carreira no Dakar, com apenas 13 segundos de avanço sobre Ross Branch (Yamaha) e 53 segundos sobre Daniel Sanders (KTM). Na Geral, Toby Price (KTM) assumiu o comando da prova, com 2m16s de vantagem sobre Kevin Benavides (Honda). Pouco atrás, Ignacio Cornejo (Honda), está a 2m57s da frente, havendo ainda mais uma série de motards na luta – até ao sétimo classificado, a diferença entre primeiro e sétimo é de 6m25s.

Quanto aos portugueses, Joaquim Rodrigues (Hero) voltou a ser uma das figuras em destaque, com o oitavo tempo da etapa, a 4m35s do melhor tempo, ao passo que Sebastian Bühler (Hero) foi o 21º, ao passo que Rui Gonçalves (Sherco) foi o 35o mais rápido. Na Geral, Joaquim Rodrigues ocupa a 17a posição, com 45m01s de diferença para Price, ao passo que Bühler está na 21a posição. Gonçalves está um pouco mais atrás, na 28a posição.

Nos Veículos Ligeiros, a deceção foi grande para Francisco ‘Chaleco’ López, que perdeu mais de 53 minutos devido a um problema com o seu Can-Am, descendo de primeiro para o quarto lugar da classificação. O azar de uns é a sorte de outros e Aron Domzala ascendeu ao comando da prova, com outro Can-Am, mas com uma escassa margem sobre o segundo classificado, Austin Jones (Can-Am): apenas 40 segundos.

Lourenço Rosa e Joaquim Dias voltaram a figurar no top 10 da classe dos Veículos Ligeiros.

Boa prestação para a dupla lusa composta por Lourenço Rosa e Joaquim Dias (Can-Am), que foi a nona melhor da tirada, com mais 25m50s do que o vencedor do dia, Seth Quintero. Rui Carneiro e Filipe Serra (MMP) fizeram o 41o tempo do dia.

Na Geral, Lourenço Rosa e Joaquim Dias estão no 13o posto, ao passo que Carneiro e Serra estão na 36a posição.