Nos Automóveis, Stéphane Peterhansel (X-Raid MINI) continua a manter a sua liderança a salvo dos ataques do seu principal rival na luta pelo triunfo, Nasser Al-Attiyah (Toyota Gazoo), com o francês a ser o segundo na etapa de hoje, a 48 segundos do piloto da casa, Al-Rajhi. Por seu turno, Al-Attiyah perdeu tempo, não indo além do quarto posto na classificativa, a 2m48s do vencedor da tirada, enquanto Carlos Sainz (X-Raid MINI) foi o terceiro mais rápido, a 1m15s. Peterhansel não evitou um pequeno susto, ao embater numa pedra a 40 quilómetros do final, danificando uma jante. “Perdemos bastante tempo a mudar o pneu, foi muito difícil. É uma pena porque estávamos a ser muito rápidos nos tempos intermédios e poderíamos ter conseguido uma maior vantagem sobre os nossos rivais hoje”, afirmou o francês.
Na Geral, após a especial de hoje, Peterhansel reforça a sua vantagem no comando, dispondo agora de 7m53s de avanço sobre Al-Attiyah, com Sainz a ser um distante terceiro classificado, a 41m06s do primeiro da classificação.
A dupla Ricardo Porém/Jorge Monteiro (Borgward) ocupam o 23o lugar da classificação geral, depois de terem feito hoje o 24o melhor tempo, a 49m30s.
Nas duas rodas, Brabec fez o melhor tempo, com 2m07s de vantagem sobre Cornejo, ao passo que Skyler Howes (KTM) foi um pouco mais lento, ficando a 2m19s na terceira posição. Sam Sunderland (KTM) foi o quarto melhor, igualmente na ‘casa’ dos dois minutos, a 2m52s, valendo ainda a pena notar que Daniel Sanders (KTM) terminou a 3m14s.
Na Geral, tudo ao rubro, com Ignacio Cornejo a liderar com um segundo apenas de vantagem sobre o australiano Toby Price (KTM), ao passo que Sam Sunderland está na terceira posição, a 2m11s, seguido de perto por Xavier De Soultrait (Yamaha), a 2m34s.Joaquim Rodrigues (Hero) voltou a figurar no top 10 da etapa, conseguindo o nono tempo, a 5m55s do vencedor da tirada. Com isso, o motard português está no 16o posto da classificação geral, a pouco menos de cinco minutos de Ross Branch, que está na 15a posição. Rui Gonçalves (Cherco) terminou a etapa no 22o posto, imediatamente à frente de Sebastian Bühler (Hero), com este último a ser penalizado em 15 minutos. Na classificação, Bühler é 21º, ao passo que Rui Gonçalves é 26o da geral.
Alexandre Azinhais (KTM) continua em prova, fazendo o 70o tempo do dia, mesmo que já não conste da classificação.
Nos Veículos Ligeiros, Francisco Lopez Contardo (Can-Am) tenta recuperar o tempo perdido na sexta-feira, quando um problema com o seu buggy o fez perder a liderança. Na etapa do dia, venceu com 5m12s de vantagem sobre Saleh Alsaif (FN Speed), que foi o segundo. A dupla Lourenço Rosa/Joaquim Dias terminou no décimo lugar da etapa, a 20m55s do vencedor. Outra dupla lusa, composta por Rui Carneiro/Filipe Serra (MMP), ficou com o 23o tempo.
Na classificação geral, o polaco Aron Domzala (Can-Am) mantém o primeiro posto da classificação geral, com 9m31s de vantagem sobre Seth Quintero (Red Bull Off-road Team USA). Lopez está em quarto, a 25m21s da liderança. Quanto à dupla Rosa/Dias, ocupa a 12a posição, ao passo que Carneiro/Serra está na 33a posição da geral.