Na nona etapa do Dakar, voltaram as grandes dificuldades para a grande maioria do pelotão, afetando pilotos tão experientes como Carlos Sainz (X-Raid MINI) ou Nasser Al-Attiyah (Toyota Gazoo), com a perda de tempo deste último a ser relevante na questão da luta pelo triunfo final. Nas Motos, azar extremo para Toby Price (KTM), segundo classificado da geral no arranque da etapa, que foi obrigado a desistir após uma queda violenta.

Um dia em que os líderes das classificações gerais dos Automóveis e das Motos cimentaram as suas posições. Com efeito, Stéphane Peterhansel (X-Raid MINI) voltou a vencer na edição deste ano, ganhando 12 minutos a Al-Attiyah, com este a ficar a mais de 17 minutos na Geral, apesar de ter sido o segundo melhor do dia, que ficou marcado pelos diversos furos furos nos pneus do seu Toyota. Giniel de Villiers (Toyota Gazoo) ficou com a terceira posição, com um tempo 12m19s mais lento do que o vencedor.

Ricardo Porém e Jorge Monteiro, a bordo de um Borgward, fizeram o 12o tempo da etapa, gastando mais 24m33s do que o vencedor da tirada, o que permite à dupla lusa manter o 20o lugar da classificação geral.

Nas Motos, uma ‘tripla’ de motards da Honda, com Kevin Benavides a bater Ricky Brabec por 1m18s e José Ignacio Cornejo por 1m34s, com os demais a ficarem já a mais de 10 minutos. Este último cimenta a sua liderança na classificação geral, até porque o seu principal rival até esta manhã, Toby Price (KTM) foi obrigado a abandonar a prova depois de uma queda logo na primeira metade da etapa. Agora, é Benavides o segundo melhor na classificação geral, a 11m24s do líder, enquanto Sam Sunderland será agora o único representante oficial da KTM, em terceiro lugar.

Quanto aos portugueses, Joaquim Rodrigues (Hero) foi 13º, perdendo 31m48s, enquanto Sebastian Bühler (Hero) foi o 24º, com mais 58m28s, Rui Gonçalves (Sherco) foi o 39o melhor, com mais de 1h45m e Alexandre Azinhais (KTM), que já não surge na classificação geral depois do seu abandono anteriormente, foi o 66º na etapa.

Na geral, Rodrigues ascendeu agora ao 12º lugar, com Bühler na 16ª posição e Gonçalves na 23ª posição.
Rodrigues Joaquim, aos comandos da sua Hero. Foto: Frederic Le Floc’h / DPPI

Nos Veículos Ligeiros, a espetacular recuperação de Francisco López Contardo (Can-Am) culminou na quarto triunfo consecutivo em etapas e no regresso à primeira posição da classificação geral, aproveitando também os azares alheios. Agora, lidera com 12m25s de vantagem sobre o anterior líder, Austin Jones (Can-Am).

As duas duplas portugueses ficaram juntas na etapa, com o 29º e 30º lugares. Rui Carneiro e Filipe Serra (MMP) ficaram imediatamente à frente de Lourenço Rosa e Joaquim Dias (Can-Am), num dia que se revelou difícil para ambas. Na Geral, Rosa e Dias estão no 12º posto e Carneiro e Serra estão no 25º lugar.