A oitava etapa do Dakar 2024 voltou a dar a Carlos Sainz (Audi) mais margem de manobra na frente da classificação geral, ganhando tempo a Sébastien Loeb (Prodrive), enquanto nos SSV a dupla João Ferreira/Filipe Palmeiro tomou o gosto aos triunfos e voltou a ser a melhor no dia de hoje. Com este resultado, atingem agora o segundo lugar da classificação geral na classe e têm ‘carta verde’ para sonhar com o triunfo.

Nos Autos, a etapa ficou marcada pelo ‘regresso’ às primeiras posições dos Audi de Mattias Ekström e de Stéphane Peterhansel: ambos estão arredados da luta pelas primeiras posições depois de problemas encontrados em dias anteriores, mas na oitava etapa os dois ocuparam as duas primeiras posições, com o sueco a obter hoje a sua quarta vitória em tiradas, batendo Peterhansel por 2m45s, enquanto Guérlain Chichérit (Overdrive Toyota) foi o terceiro, com Sainz no seu encalço.

Mais importante para as contas do veterano piloto espanhol é a sua ‘guerra’ com Loeb, com este a fazer apenas o décimo tempo e a perder quase cinco minutos para o homem da Audi, assim deitando a perder uma grande parte do esforço de recuperação efetuado ontem. A diferença entre os dois primeiros é agora de 24m47s na classificação, começando a faltar oportunidades a Loeb para superar Sainz.

O brasileiro Lucas de Moraes (Toyota) ocupa a terceira posição da geral, mas a 1h05m do líder, sendo o melhor da ‘armada’ da marca nipónica, que tem mais três representantes nas posições seguintes: Guillaume de Mevius é quarto, Giniel de Villiers o quinto e Chichérit o sexto após a sua boa prestação de hoje.

Nos SSV, voltou a celebrar-se em português, com a dupla João Ferreira/Filipe Palmeiro (Can-Am) a repetir o triunfo pela terceira vez nesta edição do Dakar, um feito inédito até aqui nesta prova para um piloto luso. A dupla venceu a etapa com 3m43s de vantagem sobre Xavier de Soultrait e 7m07s sobre Gerard Farres Guell. Mais relevante é o facto de os problemas de Sara Price e de Yasir Seaidan terem impulsionado a dupla portuguesa para a segunda posição, estando agora a 7m41s de Soultrait, com Price em terceiro, a 12m32s do comandante. A participar com licença espanhola, Fausto Mota, a navegar Cristiano Batista, está no sétimo lugar da geral.

João Ferreira

Nos Challenger, Ricardo Porém (navegado por Augusto Sanz) foi o oitavo melhor do dia, com a dupla portuguesa Mário Franco/Daniel Jordão a ser a 13ª mais veloz da etapa, contrastando com a prestação de João Monteiro/Nuno Morais, que hoje não foram além do 30º lugar, perdendo mais de três horas. Na Geral da categoria, a dupla Porém/Sanz está na sexta posição, bastante longe dos detentores do quinto lugar, mas com Saleh Alsaif, que venceu a tirada de hoje, já no seu encalço.

A dupla João Monteiro/Nuno Morais ocupam a 13ª posição após a etapa de hoje, enquanto a de Mário Franco/Daniel Jordão está um pouco mais abaixo, na 21ª posição.

Nas duas rodas, os irmãos Benavides tiveram uma prestação exemplar, com Kevin a fazer o melhor tempo do dia com apenas 31 segundos de vantagem sobre Luciano. Ambos viram as suas hipóteses de lutarem pelo triunfo à geral esfumarem-se na primeira semana, mas continuam a demonstrar toda a sua rapidez, a mesma que é partilhada também pelos dois primeiros da geral, Ricky Brabec (Honda) e Ross Branch (Hero), que estão agora separados por 42 segundos, com vantagem para o americano da Honda. Jose Ignacio Cornejo pode-se considerar ainda na luta, já que está apenas 4m21s atrás do seu colega de equipa na Honda.

Quanto aos portugueses, hoje foi dia de Rui Gonçalves (Sherco) brilhar, ao fazer o sexto tempo da etapa, a 2m24s de Kevin Benavides, ao passo que António Maio (Yamaha) foi o 22º, seguido por Bruno Santos (Husqvarna), que continua a dar excelente conta de si nesta sua estreia no Dakar. Mário Patrão (KTM) foi o 39º mais veloz, com Alexandre Azinhais (KTM) a fazer o 84º tempo e Gad Nachmani (KTM) o 100º tempo.

Na Geral, António Maio mantém-se como o melhor representante, na 17ª posição, enquanto Gonçalves galgou algumas posições para o 26º lugar. Mário Patrão ocupa o 29º lugar (é também o líder dos Veteranos), logo à frente de Bruno Santos. Azinhais é o 64º e Nachmani ocupa o 98º lugar.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.