/Decisões do conselho Mundial da FIA

Decisões do conselho Mundial da FIA

Foram anunciadas as principais decisões do Conselho Mundial do Automobilismo da FIA, que decorreu pela primeira vez na Ásia, em Manila. Das várias decisões que foram tomadas, destacam-se a obrigatoriedade dos pilotos de F1 estarem 10 minutos mais cedo do que o tempo actual na grelha de partida para permitir maior contacto com os media antes dos hinos, o que poderá forçar o pit lane a fechar mais cedo ( actualmente fecha a 20 minutos do início da volta de formação).

Foi também aprovado o calendário da Formula E que terá como principais novidades (para já) uma ronda na Arábia Saudita e outra na Suiça, assim como uma jornada dupla em Nova Iorque, para o grande final. A potência dos carros foi agora definida com os valores a serem de 200 KW (268 Cv) em modo normal e 225 (300cv) em modo alta potência que poderá ser usado em certas zonas da pista, numa espécie de DRS. O número de activações permitidas será determinado corrida a corrida. O Fan Boos fará subir a potência para os 250KW e as corridas terão agora a duração de 45 minutos mais uma volta.

No endurance, e quando estamos próximos da apresentação do futuro do WEC em Le Mans o conselho mundial da FIA anunciou que o orçamento a usar no futuro deverá ser de 1/4 do orçamento actual dos LMP1 e que vai ser permitido liberdade às marcas para desenhar os seus carros, baseados no conceito de hiper-carros, ou seja a proposta GTP vai mesmo avançar. Foi aprovada também a mudança da distância da prova de Sebring, passando de 1500 para 1000 milhas.

Foi também aprovada a proposta para tornar o WRX numa modalidade 100% eléctrica a partir de 2020, mantendo o mesmo formato usado na actualidade, permitindo apenas a entrada de 2 carros por equipa. Os carros terão baterias e chassis comuns com 500KW de potência (670 cv). Os carros terão dois motores, um em cada eixo, com restrições ao nível do desenvolvimento para evitar a escalada de custos. Equipa privadas poderão homologar carros desde que usando as baterias e o chassis comum e uma carroçaria de um modelo genérico de carro de estrada. A Williams será a fornecedora de baterias e a Oreca a fornecedora de chassis, ambos até 2023.

Foi também aprovada a mudança da sexta ronda do WTCR, que estava marcada para a Argentina e que assim passa para a Eslováquia, nos dias 13,14 e 15 de Julho.

TAGS: