As competições de elétricos vão ter uma nova variedade em 2021, quando a Extreme E se estrear nos locais mais inóspitos do mundo. O primeiro SUV 100% elétrico criado especificamente para esta competição, o Odyssey 21, foi revelado no Festival de Goodwood, com um visual que inspira robustez e agressividade máxima.

Construído pela Spark Racing Technology, o Odyssey 21 fez a sua primeria demonstração na icónica rampa de Goodwood, dando aos espectadores uma ideia da intensidade que os novos carros elétricos de TT vão levar até alguns dos sitios mais remotos do mundo, desde o gelo do Ártico aos pisos das florestas tropicais.

O SUV tem um motor de 400 kW, ou seja 545 CV de potência, sendo mais potente do que os atuais modelos do Mundial de Ralis (WRC), com um peso prometido de 1650 kg e uma largura de 2300 mm para enorme imponência. A sua energia permite-lhe acelerar dos zero aos 100 km/h em apenas 4,5 segundos e subir inclinações de até 130%, além de dispor de uma autonomia em condições ‘normais’ para percorrer 200 quilómetros.

A Spark Racing Technology vai fornecer as equipas com diversos elementos padronizados, enquanto as baterias elétricas serão produzidas pela Williams Advanced Engineering, ao passo que os pneus serão fornecidos pela Continental.

A competição foi imaginada por Alejandro Agag, fundador e CEO da Fórmula E, afirmando a sua confiança no sucesso da Extreme E. Sobre este novo SUV, Agag indicou que “é algo sem igual no automobilismo. A tecnologia de ponta que os nossos parceiros líderes aplicaram no seu desenho e construção resultou num carro impressionante, capaz de ter uma ótima performance nos mais duros e variados ambientes do planeta”.

Tecnicamente, o grande avanço está na compactação das baterias, como refere Théophile Gouzin, Diretor Técnico da Spark Racing Technology, que também desenhou os Fórmula E de primeira e segunda geração.

“O nosso desafio foi construir um carro que pudesse enfrentar as variações no terreno e superfícies que lhe sejam colocadas, que podem incluir gravilha, pedras, lama, gelo, neve, água e areia, também. O binário e a densidade de potência do nosso sistema motriz são também um passo em frente. Estamos a conseguir números imensos a partir de um pacote pequeno, o que significa mais leveza, aproveitamento do espaço e, em última instância, economia melhorada”, afirmou.

Os testes do protótipo do Odyssey 21 vão começar em setembro, com a entrega dos 12 carros prevista para março de 2020. Os testes de grupo vão decorrer, depois, ao longo de 2020 com vista à estreia da Extreme E no início de 2021. Para já, as primeiras demonstrações tiveram lugar em Goodwood, com o experiente piloto Gil de Ferran a estreá-lo na subida daquele evento.

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