O regulamento técnico para a temporada 2021 do Mundial de Fórmula 1 foi adiado por mais um ano. A medida foi tomada depois de a Federação Internacional do Automóvel (FIA), a Liberty Media, entidade detentora dos direitos da Fórmula 1, e as dez equipas terem debatido formas de reduzir o impacto financeiro causado pelo adiamento do início da temporada de 2020 por causa da pandemia de Covid-19.

As partes interessadas realizaram uma teleconferência esta quinta-feira para discutir a pandemia de coronavírus e seus impactos no desporto, daí resultando a decisão de adiar a introdução das regras técnicas até 2022, com as regras de 2020 aplicadas também em 2021.

Espera-se que isso alivie o encargo financeiro para as equipes, em especial num momento em que o seu orçamento poderá ser reduzido por existirem menos corridas este ano devido às pandemia do novo coronavírus.

“Devido à situação financeira atualmente volátil que isso criou, foi acordado que as equipas usarão o seu chassis de 2020 para 2021, com o potencial congelamento de outros componentes a serem discutidos em devido tempo”, revelou a FIA em comunicado.

Mais três corridas canceladas

Entretanto, foi também confirmado o adiamento de mais três grandes prémios, com as provas dos Países Baixos, Espanha e Mónaco adiados por tempo indeterminado. Na melhor das hipóteses, a temporada de 2020 apenas terá início no Azerbaijão, em junho.

Porém, os organizadores do Grande Prémio do Mónaco já fizeram saber que a corrida no Principado não se irá organizar em 2020, declarando que a mesma não é exequível fora da data inicialmente prevista em maio.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.