Com uma história que remonta à participação de um Model T na corrida inaugural de 1916, os automóveis da Ford têm sempre deixado as suas marcas na Rampa de Pikes Peak. Na edição de 2023, voltará a marcar presença, mas com uma SuperVan 4.2 com o multifacetado piloto Romain Dumas aos comandos, naquela que será a sua oitava participação no evento.
A Ford Performance e os especialistas da STARD – Advanced Research and Development uniram forças, mais uma vez, para criar a SuperVan 4.2, proposta especificamente concebida para conquistar a montanha americana e mostrar os limites extremos da potência elétrica, beneficiando ainda de aerodinâmica redesenhada e de um grupo propulsor específico para competição em rampas.
A carrinha de competição foi sujeita a uma total reconfiguração em termos aerodinâmicos, especificamente concebida para atravessar o ar a grande altitude em Pikes Peak, face ao aumento das forças descendentes, superior a 1995 kg a 242 km/h. As principais funcionalidades da aerodinâmica incluem um spoiler traseiro em fibra de carbono e um splitter dianteiro, ambos de baixo peso, soluções que ajudam a SuperVan 4.2 a manter-se estável no sinuoso percurso de montanha. O chassis da SuperVan 4.2 também sofreu uma redução de peso para melhoria do equilíbrio geral e proporcionar agilidade nas curvas deste percurso de montanha.
Foram também implementadas melhorias no grupo propulsor. Fruto da diminuição, de quatro para três unidades, do número de motores STARD UHP de seis fases e pela utilização de bolsas de células Ultra High Performance Li-Polymer NMC da STARD (polímero de lítio de ultraelevado desempenho/Níquel Cobalto Manganês), mantém-se o sistema de tração integral com um motor à frente e dois atrás. Com mais de 1050 kW/1400 CV de potência, a SuperVan 4.2 tira ainda partido do novo desempenho da regeneração de 600 kW da sua bateria.

No que respeita ao chassis, a Ford Performance e a STARD dotaram a SuperVan 4.2 de um sistema de travagem renovado, com discos de travão em carbo-cerâmica, jantes forjadas em magnésio, pneus de competição Pirelli P Zero, veios de transmissão melhorados, para-brisas em perspex (acrílico exturdido) e um interior de competição minimalista, que abdica de qualquer elemento não obrigatório, para que a SuperVan 4.2 alcance o melhor tempo possível na montanha.
“Em conjunto com os nossos parceiros da STARD, desenvolvemos a E-Transit SuperVan 4.2 criando uma máquina verdadeiramente competitiva, focada em chegar, rapidamente, ao topo da montanha”, referiu Mark Rushbrook, Diretor Global da Ford Performance Motorsports.
A Rampa Internacional de Pikes Peak irá realizar-se no próximo domingo, dia 25 de junho
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.